domingo, 30 de dezembro de 2012

FELIZ ANO NOVO



      Mais um ano chega ao final ,e a cronológica técnica de contar dias se faz presente , é fim de ano , é fim de mês , é fim da vida , é começo da vida, e aos poucos os anos se empilham em nossas costas, para esquecer tanta inocência aprendemos a comemorar a comer o ano que passou e vomitar o ano que está para chegar .
     No meio de tantas leis naturais , aprendemos a prometer para nós mesmo que no ano que vem , tudo será diferente , que não vamos mais cometer antigos erros clássicos , que seremos mais calmos , mais pacientes que iremos aprender antigas lições dadas por nossos pais , professores , guias religiosos e ate mesmo acontecimentos que de alguma forma nos tornam lições , mas quem somos nós no horizontes de nossas promessas , de nossas mentiras internas , de nossas crises de baixa estima , de nossos núcleos
sociais carregados de espelhos ambulantes .
     O ano que vem , o ano que passou , os anos que viram , sinais cronológicos no qual somos somente vitimas e mais nada , um emaranhado de cálculos matemáticos do qual para nada nos servem , olhas só para o calendário na sua parede , todo dia de manhã você olha ele , e sente algo ruim , a data do próximo boleto, o prazo para trocar a bateria do seu carro , o dia do aniversário do seu irmão e tantas outras coisas que nos deixam sem chão só de pensar .
     Quando eu tinha 6 anos eu via meu pai olhar o calendário atento , de alguma forma aquilo deixava ele meio que angustiado , eu via nos olhos dele que o tempo para ele , era como se fosse uma punição pelos erros que ele nem cometeu , o tempo passou e hoje quando olho o calendário eu sinto a mesma coisa ,uma estranha sensação de que tudo está perdido , e que não se tem tempo para mais nada , há não ser esperar a morte chegar.
     O ano novo é assim , implacável , destemido , imperdoável , difícil de lidar , e muitas vezes pré anunciador de grandes derrotas em nossas vidas , mas vamos em frente , vamos com nossos caminhões lotados de otimismo, vamos encher os salões de alegria , as ruas de risadas sem nexo , vamos promover altas rodas regradas a álcool e perfume , vamos matar os poetas e dar o crédito aos capitalistas de plantão , vamos dar nossas caras aos tapas do destino e assumir nossas culpas pelos momentos bem ou maus vividos , vamos festejar e esperar o ano acabar , e quando o próximo ano chegar , vamos aceitar que com ele o que aconteceu no que passou , tem grande chance de se repetir , porque no fundo , somos todos humanos e no final somos todos racionais !
       Feliz ano novo !!!
       Fernando Gimenez 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

UM homem !




       Um homem velho e sua insignificante sensação de vida, acorda  de madrugada e percebe que o tempo passou , e que . das suas dúvidas ,  praticamente nada se esclareceu , o homem levanta
e no espelho enfrente a cama ele se observa , ele se mede , ele se condena , e faz da sua vida toda o seu próprio juiz , o homem corre e conta mais uma vez o seu dinheiro , ele não tem mais tanto entusiasmo , mas mecanicamente ele conta novamente o seu dinheiro , ele olha para o seu livro de cabeceira , e cinicamente ri
de si próprio, do seu lado sua antiga esposa ,e por pouco tempo amante dorme , sorrindo por dentro , e como num comercial de caderneta de poupança parece dormir feliz , esperando o despertador irritante tocar  pontualmente às seis horas da manhã , o homem tenta se libertar do sonho , mas inesperadamente lhe vem a certeza da realidade , e com algumas certezas infelizes ele tenta adormecer novamente , mas se lembra que a coluna dói que o pé lateja , e que os olhos precisam de óculos , então o lado mais propício a morte do cérebro lhe atormenta, lhe faz pensar e pensar , e a chegar a conclusão nenhuma,e a não  entender nada, e ter a triste certeza ,de que a vida passou .
   
         Fernando GIMENEZ 

quem te vê , quem te viu!!!! (Daniel )



         O dente caiu
            O menino sorriu !
     
         Falando assoviando
               Rindo e dançando !

         Me disse  outro dia ,
           Pai ! To namorando a sofia!

          Que menino apressado ,
             O coração já está ocupado !

          Que garoto danado ,
            Sei não ! Pelo papo , vai ser advogado !

           Mas DEUS é mesmo perfeito
             Tomara que ele seja prefeito!

           Menino apressado ,
            Quase nasceu dentro do carro!
 
            Quem  te vê , que tem viu ,
              nem acredita que seu dente já caiu!

            Fernando Gimenez


Sobre os meninos da praça da república.


      Lá pela meia noite de todos dias , as meninas e os meninos da praça da república aparecem ,
estranhamente eles vêem vestidos ao contrário , contrariando a lei universal do bem estar , de
alguma forma primitiva eles se confundem em seus sinais , e o batom barato faz marcas em rostos ainda tão inocentes , não se consegue perceber a dor , há meio de tantas risadas , mas no fundo no fundo , o que se sente é a mais rasa representação da auto desconfiguração , ficam no ar sentimentos e tristezas esculpidas em tatuagens bizarras em litros e litros de silicone barato derramado nas intensas brigas .
       Se chamam bonecas , se chama meninas , se chamam homens pela metade , mas na verdade
nada é mais que a própria desilusão , nada é mais que o coração de tantas mães se culpando por um dom tão natural , por um sorteio do acaso que o premiado talvez possa ser você ou até eu mesmo .
        A noite é impiedosa , e o clima de desafio se mostra presente madrugadas a dentro , as verdades explícitas , coroadas com o alivio presente formam dia após dias uma legião de assumidos e bem resolvidos que aos poucos se torna um exército , onde a luta é pela liberdade ceifada no interior de cada um , no mais íntimo grau de existência .
          O dia chega e a ilusão vai embora , os meninos doces e as meninas explosivas seguem seus caminhos , e lotam os metrôs , ruas , avenidas , repartições públicas , se escondem atrás de médicos , professores , senhores , pais de famílias , e a sequência cultural de erros se camufla atrás de apelos tão paternos , que se torna impossível entender a si próprio , quem dera aos demais que choram na escuridão de suas prisões sociais .
         O apelo juvenil por liberdade , vem cravado no peito de cada ser humano , e as lutas e as guerras são os despautérios logados nos corações sedentos por liberdade .
          O amor é feito por luz , e feito por verdades , o amor nasce e resplandece nos corações
de quem tanto sofreu e nada fez por isso , há não ser nascer , há não ser viver num mundo onde a sociedade nada faz , nada dá e nada aceita , somos mentirosos por opção , e somos fracos por nossas naturezas tão humanas .
           Eu continuo acreditando em DEUS , e continuo aceitando DEUS apesar de não entender o lado sub social das nossas existências , somos homens mulheres , meninas meninos , somos meigos e ao mesmo tempo loucos , mas vivemos negando os nossos irmãos de forma a esconder de nós mesmos verdades tão plenas .
           O amor é bem mais simples que corpos masculinos ou femininos , o amor é bem mais claro do que opções sexuais tão inexplicáveis , mais que o beijo na face do menino , mais que o beijo na face da menina , o amor é o elo que sustenta a luta pela liberdade , mesmo que ela seja fundada na troca inconciente de um desejo tão inocente!

             
                FERNANDO GIMENEZ
               

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Sentindo o nada.....


    Em 1986 eu conheci o menino José , ele vinha pela avenida , com a cabeça a mil por hora , esquecido em suas memórias ele caminhava , tinha acontecido pela primeira vez , e um misto
de verdades e inconstâncias tomaram conta da sua cabeça , algo estava muito errado , mas as
mentiras e suas necessidades cobriam sua vida de verdades tão inseguras quanto as suas próprias
ilusões .
     No bar outra vez , ele bebia  , como se cada copo fosse o final da sua tormenta, e cada final
fosse o recomeço de seus delírios , um dia por uma noite inteira no escombro das suas perguntas,
como o cão que ali lhe fazia companhia , o pobre José sentado no meio fio olhava para o alto, via
nas sombras de seus mortos questões tão entorpecidas quanto os vivos que o rodeavam , e mesmo
assim ele escolheu viver , escolheu deixar o óbvio ficar lacrado dentro do saco que a sua imaginação lhe deu de presente.
     Era um dia quente , que se tornou uma noite quente , que resultou numa madrugada quente , e
num amanhecer totalmente frio , gelado e sem batimentos cardíacos , dentes cerrados , e olhos
virados , sem vontade nenhuma de voltar à luz.
     Em 1986 algumas verdades tão claras apareceram e suas consequências morais tornaram os anos que vieram quase que insuportáveis , os anos de tormenta e dor , a procura de respostas
lacradas a sete chaves .
      José que sem sobrenome de fato podia se chamar João , OU QUALQUER NOME QUE soasse classicamente comum num lugar tao comum com pessoas tao comuns , que me faziam
um João quase ninguém acreditar de alguma forma se pudesse ser alguém, de fato, os fatos
eram inevitáveis ao ponto de não serem notados , por quem estava ali o tempo todo.
       A intenção de ser fisicamente presente , não tinha nada a ver com a formação da alma
num estágio tão inadequado do espirito ali presente , um menino nunca pode ser um homem , e um homem jamais será um menino , mas quem faz a escolha? DEUS é claro! Porque DEUS tem a estranha mania de colocar na vida dos homens meninos atrapalhados?!
        O coração ainda bate , apesar de tanta violência , apesar de ter sido humilhado , e colocado
a prova , de ter sido tentado e jogado fora , o coração ainda bate , a menina humilhada cansada
de ser nada também está ali , está presente e refrigera a alma cansada do menino solitário , um JOSÉ , uma Maria qualquer que era um sub produto de uma relação antiga e cansada , a menina
de olhos verdes rosto cansado , boca rosa , ela tinha respostas para tudo , ela era um pedaço de
dúvida plantada naquele coração cheio de sangue do mais impuro possível .
        A noite , o bar , a menina , e a vida toda que viria pela frente , dias de tormenta , ventos fortes , chuvas de sangue , tempestades cheias de más intenções .
         E fica a dúvida , e fica a certeza , e ficam as mortes , e as mulheres cheias de HERPES , rondando o caminho , mostrando a direção , tirando o foco , construindo as noites cheias de
vinho barato e luzes que nunca pararam de piscar.
          Depois disso vieram os carros , os cheques , as histórias , as casas , as cidades , as mentiras e as verdades , os mortos , e as almas , depois disso vem os sonhos , e os dias de insônia , e ao redor da mesa , somente ratos , cães e o chão sujo mas cheio de sinais.
          Depois disso vem a guerra , a venda do pensamento , a chegada ao berço , e falta do sangue , o sangue que nunca foi meu , o sangue que nunca foi seu .
           Em 1986 , tudo fez sentido , e o que tem de ser certo , é o que nunca vai ser sentido , é o que nunca foi escrito , é o papel que nunca foi assinado , é a porta que nunca se abriu , é a paz que nunca veio .

      Fernando Gimenez
   


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

SPORT CLUBE GABRIEL PAULISTA!!!!!



    O menino pequeno grita !
     Gol !!
       Gol do Corinthians!

      Eu internamente me questiono?
      -nunca falei nada para ele sobre este time!
      -ou será que falei ?!

      Mas o menino tem só 3 anos!
      E GRITA !!!!
      GOL ! PAPAI É GOL!!!!
      E REPETE DE NOVO !
      É GOL DO CORINTHIANS!

      O menino tem duas camisas do Corinthians , uma eu sem querer dei , a outra ele
     apropriou do irmão , que não tem o mesmo reflexo de gritar :
     -GOL !!!! GOL DO CORINTHIANS !!!!

      Será que é cultura regional fundamentada na zona leste?!!
      Será que é amor pelas causas populares ??!!!!
      Será que ele descobriu meu segredo???!!!

      Que DEUS ilumine e guarde , mais coração CORINTHIANO!!!!!!

       Fernando Gimenez

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Sobre meus mortos!



         Falo daqueles que se foram , que deixaram para nós seus legados, suas canções , suas escrituras , suas dívidas e seus armários lotados de coisas que nós não sabemos o que fazer com elas , agradeço a eles pelos ensinamentos , por terem chegado primeiro , por terem nos guiados por caminhos tão próprios , que quando estamos por aqui vemos seus sinais em todos os locais onde passamos , pelas casas , pelos quintais , pelas ruas , ainda estão seus objetos , suas memórias , seus  dizeres em nossas bocas ainda ressoam .
          Hoje compreendo que a morte só existe pela morte , pelo corpo , porque as histórias , os encantos , os prantos e até mesmo as mentiras , estão todas ai , junto com os velhos retratos e seus sinais incompreensivos de eternidade.
          E o velho e bom tempo passa, limpa a culpa e eterniza a existência , vivemos presos por opção aos que já se foram do mundo material ,  e damos a eles ainda afazeres tão divinos , que sei que eles se sentiriam orgulhosos de tantas ocupações  ocidentais!
           Os mortos , e suas eternas ligações , mundos tão complexos paralelamente feitos para se complementarem , somos assim vivos a procura de mortos , e mortos a procura de paz !!.

          Fernando Gimenez
                        

A CULPA



              O momento único precede a estupides , e os panos cortados ao lado representão a falta do saber concreto , não existem testemunhas , um crime calado , a beira de um colapso nervoso, a promessa do alivio a vida prestes a se desfazer pelo medo , pela fome , pelo acaso , por alguém que não consegue amar a si mesmo , quem dera o ser que será jogado fora .
               Os motivos claros expostos em cima da mesa , tristeza , solidão , mentiras , violência ,o acaso se demostra imperativo no momento da loucura plena , não existem verdades e nem mentiras
neste mundo frio , somente a princesa na cama fria , e o carrasco mentindo em nome de verdades tão suburbanas .
                Queria DEUS estar ali ! QUERIA a vida de novo se representar , mas é uma atitude tão humana , que DEUS não interfere , em nome do livre arbítrio se desfaz da vida como se ela nunca tivesse existido .
                Tesouras a mostra numa mesa suja , uma forma de bolo se faz presente , e a luz que é fraca não ilumina nem mesmo a piedade pagã dos autores sinistros de crimes tão complexos , queria eu falar com DEUS, mas nem me atrevo a tocar neste assunto , tenho medo de acabar convencido , tenho medo de não ter argumentos para justificar tamanha dor e agonia .
                 Quem seria esse conglomerado de DNA ?!!Seria João , seria Maria  , ANA  , ou PAULO , seria um pedaço nosso que acaba de ser jogado na lata de lixo .
                  É DIA de comemorar , a dor passou , e os comprimidos ainda ardem dentro de um corpo tao feminino , um corpo menino  , um corpo mulher , um corpo marcado pela vontade de se voltar atrás , mas agora é tarde, e o que dentro arde , é só fagulha de um sentimento que voa pelo ar , de um sentimento que não se sabe bem o que é , e nem como é!!!!
                  E no final da agonia , o que resta é somente uma lata de lixo , lotada de sangue , culpa , e provas de um crime tão BRASILEIRO!

                  Fernando Gimenez

Reflexão . . . . .


  
       Mais um dia com o legado de ISRAEL ,em minhas veias , o sangue sem identificação biológica  , correndo pelo asfalto , pelas ruas em plena luz do dia, o que me resta são os cães , caminhando pela passarela trocando dias pelas noites , e vivendo na corda bamba , um pedaço de qualquer coisa serve para matar a fome de quem não come , de quem não vive , de quem sobrevive lendo as matérias vencidas dos jornais de feira .
        Os meninos crescem e qualquer hora eles vão perceber a verdade ,e  no esquecimento da vaidade vão guardar minha figura deprimente e derrotada , não acredito na morte como solução , mas vejo que a morte é uma grande amiga , que ela anda do meu lado por muito tempo , nas anomalias , nas bactérias e vírus que nasceram e cresceram comigo , nas motocicletas entortadas pela falta de apreço , nos automóveis arrebentados por acaso de mais de um milhão de destinos, a morte minha amiga inseparável , me traz o anuncio da paz num apelo guido pela força de um DEUS , que eu sei , que é o mesmo amigo do anjo sem luz rei das trevas das mentes doentes como a minha.
         Não entendo muito de amor , nem sei bem o que é ser amado ou amar , mas pago para ver a anos e anos , e realmente não conheci ele assim tão de perto , e sei que vou deixar para depois , pois eu preciso aprender a morrer, sei que é um processo lento , e nem menos doloroso que os demais .
         Compro minha vida a prestação , e pago os juros da insistência da vida , e sem medo vou insistindo em viver , tomando de assalto o lugar de alguns poucos inocentes , que eu sei , que me detestam , que sabem o que se tem e o que se tem de fazer para nada ser ao meu lado.
        Acredito no futuro , pois sei que ele é a prova viva da minha loucura , e que os momentos de paz , serão poucos , mesmo eu me deixando ser o que nunca serei  
          A vida pesa na cabeça dos loucos , e os loucos sabem o seu tempo de validade , a verdade é justa mas nem sempre e linda , e a janela de cada um é o que se tem para ver enquanto não se pode morrer em paz .
           Deus , sempre DEUS , um ser lá encima , bem longe de nós , bem além de nossas esperanças , no seu trono e com sua grandeza indiscutível , assiste a metrópole pegar fogo , e seus pequeninos , morrerem espancados em suas casinhas de madeira , em suas casinhas de papelão , DEUS , sempre DEUS , vendo as meninas abortando lixo , e os meninos bebendo química , vendo os pais se entregando nos botecos , e as mães nas ruas se vendendo por nada , ou até por um prato de comida suja caída das mesas da estranha classe A.
           Mas mesmo assim eu vou indo , procurando morrer em paz , e acreditando que com isso eu possa ser mais feliz em qualquer lugar , que não seja aqui , que não seja assim , que pareça com nada que eu já tenha visto , assim é a vida , assim é onde eu morro , assim são nossas idéias , nossos caminhos e saídas .
             Qualquer dia menos este , eu possa me conhecer , e talvez me aceitar.

                Fernando Gimenez 

domingo, 7 de outubro de 2012

Momento Único!


     Viajem por sobre as nuvens ,
       Ventos laterais ,
         Momentos únicos .

       Um dia todo , feito por você,
         E que fica são vários motivos para saudade,
           Momentos únicos!

     O vento bate na carroceria do ônibus ,
       entra para dentro do meu cérebro ,
        Um momento único!

           São estrelas , nuvens e um sol que queima,
            são palavras , verdades e um coração que bate,
               Por um só momento único!

             E no final tem beijo !
               Tem lágrimas !
                 E tem a certeza de se ter vivido um só , momento único!

        Fernando Gimenez

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

DEPOIS DE TUDO


    DEPOIS DE TUDO!
 


   Estamos inteiros , e isso é o que importa,
     Muitos se foram ao tentar abrir a porta,
     E agora entre nós ficaram os pedaços
     De dias lutas , em um clássico cenário.

          Tentamos fazer certo,
           Mas tudo era tão incerto.
          Nas ladeiras da mentira,
          Decretamos nossa ira.

  Lutávamos por guerra , em um mundo tão em paz ,
  Era o desejo de mudar o mundo , que nos deram nossos pais .
  Cidade em chamas , mas o fogo era só nosso
  Existiam rumores , mas tudo foi tão insólito

 
   E a cidade era assim , completa e suave,
   Feita para eles reis e majestades .
   Poetas como nós eramos loucos ,
   E vida nas calçadas era para poucos .



refrão :
        Tempos de guerra ,
         Reis , nobres e plebeus
        Tempos de guerra
         vários reis, mas nenhum sou eu !!!!!!

 
      LETRA :FERNANDO GIMENEZ
     FUTUTO ALBÚM :TEMPOS DIFÍCEIS 

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

sempre na sua vida ......



      O vento vem de longe, a brisa é perfeitamente leve , agente tenta não se perceber , tentamos achar aquele momento normal , como se os momentos que vivemos até hoje fossem normais ! Um dia acima de qualquer suspeita , um dia frio num lugar tão quente , quente como os nossos corações , quente como o que vem de dentro da gente . Mas que prepotência o carro não é assim tão potente , mas eu dirigia contente , pelas estradas que ficaram na minha mente , estradas de luz e  paz , onde eu vivi pulando as estradas enfeitadas de cores , que só quem podia ver era eu , e agora você .
     A paz que eu  tanto procurava estava ali na beira daquela lagoa , onde pessoas tão normais se reuniam , eu não cansava de olhar os seus olhos , eles eram calmos e serenos , iluminavam o meu caminho , me ensinavam a viver , a escolher de novo ser feliz , podia ser em qualquer lugar do mundo , mas três montanhas cercavam os  nossos sonhos , e eu tinha mais três  motivos para querer estar ali , a dor , o cansaço , o sinal da cura , e o seu coração que estava ali vivo , estava ali batendo , e o motivo era aquela estrada  , era só uma estrada , era só um caminho , onde nos voando , mesmo com os pés nos chão andávamos com a certeza da paz .
      A qualquer hora tudo pode acontecer de novo, eu vou me preparar, quero estar com o coração tranquilo , quero estar com a cabeça rumo ao norte , rumo a sorte , são tando dias de tormentas ,mas eu sei que tudo passa , que tudo um dia se acaba , talvez sejam fases , ou talvez eu tenha direito ao presente do viver , a estada na vida com clarividência e sorte me trouxe até você , até ao seu universo , um paraíso de sonhos que eu aprendi a estar mesmo que por alguns momentos , alguns sábados ou domingos , ou dias inteiros digitais , que nunca se acabam , o amor e a dor me deram a chance de entender que só se vive , quando se sonha !
       Lugar lindo , onde seres inter galáticos residem , onde sonhos se fazem verdade , onde o vento canta , onde a vida passa e o café é sempre quente , lugar de amar! De viver! De querer ver o tempo passando do seu lado , na sua casa , no seu mundo , na sua cozinha , na sua sala , comer do seu pão , beber da sua verdade , nascer de novo , e dormir sempre , na sua cama!

     Um dia nas entrelinhas , nascendo de novo em MINAS!!!!

     Fernando Gimenez

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

GABRIEL E A CALOPSÍTA!!!!



     O menino Gabriel!
     como se fosse um anjo do céu!
     Abriu a gaiola e soltou a calopsita!!!

     O menino GABRIEL!
     Se sentindo um anjo do céu!
     Abriu a gaiola e soltou a calopsita!!!
  
     O menino GABRIEL!
     Que tem cara de levado , mas é um anjo que caiu do céu!!!!
     (abriu a gaiola e soltou a calopsita!!!)

     Mas que menino danado !
     Que anjinho levado!!!
     Me contou com cara de safado !!!
    Que o passarinho, saiu atordoado!!

    Mas que menino levadinho!!!
    E ainda para provocar deu um sorriso de ladinho!
  
    Mas que menino inteligente e sensível!
   Me disse sem dizer , que o melhor para quem tem asas!
   É poder voar sem destino!!!!
  

   Fernando Gimenez
   

sábado, 14 de julho de 2012

Plenas viagens na energia do amor.......



    Um dia eu vou viajar
      Vou voar em uma grande nave
         Vou para o espaço e não vou mais voltar ......

                Quem sabe você me ame
                  e  sem mim não queira  ficar
                     E sem medo de viver,   me acompanhe .......

     Vamos viver num planeta gelado
       E com seu abraço, eu vou sobreviver
         sem medo de errar vou ter você ao meu lado
            e na mais plena paz , cheio de luz vou viver......

               Um beijo no caos , com prazer vou te dar
                  Em um abraço de luz ,com desejo vou te envolver
                     E sem mentiras humanas , para sempre vamos sonhar........

           
       Fernando Gimenez
         
       
       
       

Histórias reais em nome do amor. . .. .



          Era uma vez uma princesa 
          que vivia na terra do mistério espacial 
          tinha em seu olhar o dom da nobreza 
          carregava em coração um amor sem igual

         presa no castelo da solidão 
         buscava sem medo uma maneira de amar
         sem pensar no pior me doou o coração 
         com a melhor das intenções me ensinou a sonhar

         o mundo ao seu redor então girava 
         sem entender ela viajava pela ilusão 
         era um novo tempo que começava 
         era o desejo de amar em seu coração 

         Nasceu bela e entre as montanhas se criou 
         sem medo da vida outros horizontes ela conquistou 
         o medo da tormenta as vezes a tocava 
         mas com fé pela vida ela caminhava
   
          mas como o acaso se fez presente 
          um par a seu gosto apareceu de repente 
          sem medo de acertar ela foi a luta 
          e o amor de verdade lhe apareceu com gosto de fruta 

          agora ela vive feliz e sem medo de errar
          aprendeu sofrendo que o que vale na vida é amar
         na rota da br 040 ela encontrou 
         um amor diferente que sua vida mudou........

         Baseado em uma história real., para a menina do sul de MINAS LUCIANE,
escrito por FERNANDO GIMENEZ 

domingo, 8 de julho de 2012

amor e morte.



      Andei pelos trilhos do trem ,
      morri só e atropelado
      com a coragem de um joão ninguém
      fui noticia de jornal, num triste fim de sábado

     Eu amei como um animal,
     os homens as mulheres e seus pesadelos 
     eu morri num baile de carnaval ,
     jogado pelos loucos, num mar de desesperos .


     O amor dos canibais 
     a dor dos soberbos ,
     a loucura dos anormais ,
     o final dos enfermos .


     Antes de morrer tentei amar,
     Não tive medo da morte ,
     sei que para mim ainda existe um lugar.
     com vertentes positivas situado ao norte ........


    Fernando Gimenez
     

sábado, 30 de junho de 2012

a vida inteira por uma carta de amor. . .

       

             Era uma vez uma menina
             que abriu uma linda carta de amor
             ela sorriu , chorou , e eternamente amou!
 
             Era uma vez uma mulher
             que leu uma linda carta de amor
             ela entendeu,perdoo , e eternamente amou !

            Era uma vez uma senhora ,
            que releu uma linda carta de amor
            ela chorou , se curou , e eternamente amou!

            Era uma vez a vida ,
            vivida por uma linda carta de amor
            nos nascemos , vivemos , e morremos eternamente em nome do amor!!!!

AMOR e seus desentendimentos. . .


   
       Peguei o trem para Minas , quem pagou a passagem foi meu pai ,
  sem direito a dizer não , levado pelas condições então vividas , meu
  pai de dó me colocou no trem ,direto para MINAS GERAIS , e bem
  lá no meio de tantos desenganos , sem me entender eu caminhei ,
  pelas sete colinas , pelos sete dias da semana , por todos os anos que
  eu pude viver por lá .
     Conheci os homens de lá , as mulheres de lá ,  os meninos de lá ,
  eu os amava muito , eu queria ser eles , mas de alguma forma eu não
  era , por algum motivo qualquer , eu só era uma peça desencaixada ,
  naquele quebra cabeça de ilusões .
      Só um menino , pequeno e arrependido , que não sabia quem era
  ou quem poderia ser , era pequeno demais para saber de tudo , e o
  tudo sempre foi muito para mim , mas não foi possível saber , não
  foi dado a mim a chande de saber , de entender o nada , de compreender
  o pouco de me deixar ser igual ou mais um naquele universo de dores .
     Menino só , perdido , subindo e descendo os morros de MINAS , no meio
  de tantas promessas , não deu para ser nada , não teve como ser nada a não
  ser eu  mesmo , um menino só.
    O barulho da rodoviária , a tristeza da despedida , a solidão , os desencontros
  o eterno medo de avião , estes sim , nunca me deixaram , sempre estiveram comigo,
  me mostrando claramente que eu sou , e quem eu talvez seja para o resto de minha vida.
     Andar por entre os carros sempre me seduziu , ver a rua , ver os homens e seus desati-
nos , sempre meu deu um certo prazer , mas o que eu sinto falta mesmo é de caminhar
pela cidade ,caminhar por entre aquelas ruas mortas , com igrejas mortas , e pessoas
mortas  .
    SÓ um menino , ou um menino só , talvez é isso que eu sou até agora , ate hoje,
  caminhando pelas ruas da cidade , indo e vindo com a cabeça cheia de dúvidas , dúvidas
inexplicáveis , é o preço que se paga , quando não se nasce carimbado pelas linhas
sagradas de qualquer DNA á venda , é o amor do que carece e a dor do que acoberta ,
é a vida de quem se doa , e morte de quem foi doado , é o laço , é um pedaço da placenta
que faz toda diferença para o pagão mau resolvido .
     Peguei um trem , em nome do amor , ele parou em uma estação , era para ser temporário
durou até hoje , talvez eu esteja errado , ou talvez eu nem esteja pensando , na dor
de quem ama , na dor de quem não consegue amar.
   
      Fernando Gimenez

quinta-feira, 28 de junho de 2012

O AMOR E AS PALAVRAS . . . .



        Eu quero lhe propor !
        O mais lindo amor,
        com vista para o mar
        cheio de flores para lhe contemplar !!!!

       Eu quero te pedir ,
       que dentro de você, procure me sentir,
       Que sem receio me namore
       que sem medo me adore

       Eu gostaria que entre nós .
       existisse um amor de verdade
      com extrema lealdade
      sem medo da verdade !!!!!!!!!!!

      Enquanto estivermos juntos ,
      que seja, por 2 mil anos!!!!
      que nunca aja desenganos,
      que seja como , o amor dos ciganos.

   
      Eu quero poder viver ,
      enebriado por você!
      apaixonado sem saber,
      encantado pelo seu jeito de ser!

    Eu quero um dia poder entender ,
    que nesta vida eu te amei !
    que no meu mundo somente você eu contemplei,
   que mesmo morto , por você eu sempre viverei!

    Fernando Gimenez

   
       

amor incondicional


     Sem se preocupar com o óbvio , ela assumiu a condição de amar , sem medo dos seus demônios,  ela assumiu a real condição do amor , ela chorou , se sentiu só , procurou amar novamente , mesmo às vezes derrotada , ela ergueu a cabeça e continuou pela vida , e novamente o amor ressurgiu , desta vez em forma de menino , em forma de anjo , em forma divina , do ventre de outra , nasceu o amor novamente , e de forma estranha à ela foi entregue , mesmo na casa fria , o amor engatinhava , e enchia o ar de perfume , a vida continuava , existia uma guerra , existiam fatos , e talvez desencantos , mas com fibra e coragem de quem precisa de alguma forma amar , ela prosseguiu amando , chorando e sofrendo , a vida lhe trouxe dias e dias de solidão , mas mesmo que por alguns momentos vespertinos em semanas e semanas de espera , o amor de alguma forma invadia a casa fria , e tudo ali se transformava , o amor de cabelos despenteados que sustentava um olhar azulado , consumia a tristeza calada da alma machucada pelas entrelinhas de uma vida inteira ao trabalho e as causas alheias dedicadas , como quem tem nome de SANTA , como quem tem nome de Maria , ali no planalto das lágrimas o amor em forma de menino às enxugava .
    O amor  que veio pelo acaso , gerado de um encontro desastrado , agora ilumina a casa fria e até o seu mais severo agregado , não exite mais algumas questões , por que um destino ceifado de alguma forma corrigiu o desatino entravado , mas é assim que o amor age, estranhamente ,e de forma ás vezes inconsequente , o amor que alivia e nos faz parar de chorar , o amor que vem no trem de ferro pelas montanhas de nossos sentimentos , o amor que vem de onde se menos imagina , que contamina corações sofridos e cansados , não sei o que é o amor , nem imagino como ele é fisicamente , eu sei que ele agente sente, eu sei que ele nós provamos , e nós nos esbaldamos de tanto amar .
     O amor que agora está na casa quente , está lá de alguma forma de frente para o mar, o amor do menino , o amor da mulher , o amor dos que não entende , o amor dos que apreciam , não existem explicações , mas não é necessário explicar o amor ,é preciso senti-lo , é preciso prova-lo.
     O amor que tem os olhos azulados , que provavelmente está dormindo protegido , por quem sem medo o aprendeu a amar, não é preciso ter provas de DNA é preciso ter provas de amor incondicional.

    Estas linhas são dedicadas à Senhora ; Maria Aparecida Marcondes , que sem medo , se entregou ao amor , derramando toneladas de amor aos irmãos DANIEL , FELIPE E GABRIEL.

     FERNANDO GIMENEZ
     

falando de amor!!!!



      O AMOR

     Eu fui pego de surpresa ,
       pela graça do amor , 
       fui colocado no meu lugar ,
       pela graça do amor,


 esperei 25 anos , 
 e no meio de tantos enganos 
 fui desmascarado pela graça do amor, 

ontem eu dormi sorrindo , 
como quem dorme entorpecido ,
como quem dorme acordado , 
como quem dorme apaixonado , 

   eu fui o felizardo que não ganhou um carro no ultimo feriado
 , que não ganhou um bilhete premiado 
,  que não achou um anel de ouro desencontrado ,

 eu fui o ultimo da fila mas recebi calado ,
 de um jeito acanhado ,
 o melhor beijo molhado ,
 que a graça do amor , poderia me dar , 

 eu não sei porque comigo foi assim ,
 mas sei que mesmo próximo ao fim ,
 eu fui o sonhador , que recebeu como premio
  a graça do seu amor...........


do livro , falando de amor sem medo , dedicado à minha esposa , Camila Campos Pimentel Gimenez.......


  Fernando GImenez 


terça-feira, 26 de junho de 2012

sobre o amor e seu poder......


    Mude seu rumo , e não deixe o espelho te convencer do contrário  , veja que só você pode desenhar uma nova história , esqueça as guerras , esqueça a tristeza , deixe uma nova onda de amor tomar conta de você , se de repente , uma nova ideia de vida lhe encher de luz , vá , e deixe que ela seja seu norte dai para frente .
    Só pela grandeza do amor e do bem querer , é possível ter uma nova maneira de entender a vida e suas armadilhas , seja nobre , bom e real , mas não deixe de sonhar , fantasiar e de ter uma certa agressividade no sentido de luta, a paz é necessário mas a glória da paz só se é conquistada após dias intensos de luta .
    Amor , Luz ,DEUS !!!!! 
    Deixe estas grandezas tomarem conta de você!!!!!!!!!!!!!


     Fernando Gimenez

quarta-feira, 20 de junho de 2012

amor . . . .



Eu fui pego de surpresa , pela graça do amor , 
fui colocado no meu lugar , pela graça do amor, 
esperei 25 anos , e no meio de tantos enganos ,
fui desmascarado pela graça do amor,


 ontem eu dormi sorrindo ,
 como quem dorme entorpecido ,
 como quem dorme acordado ,
 como quem dorme apaixonado , 


eu fui o felizardo que não ganhou um carro no ultimo feriado , 
que não ganhou um bilhete premiado ,
 que não achou um anel de ouro desencontrado ,


 eu fui o ultimo da fila mas recebi calado , 
de um jeito acanhado ,
 o melhor beijo molhado ,
 que a graça do amor , poderia me dar , 


eu não sei porque comigo foi assim ,
 mas sei que mesmo próximo ao fim , 
eu fui o sonhador ,
 que recebeu como premio a graça do seu amor...........


FernandO Gimenez

terça-feira, 29 de maio de 2012

sentindo a libertação!!!!


 nestes dias difíceis
 dias de Babilônia
 Eu tenho pesadelos horríveis
 e me apego a insônia... .. .

    eu escrevo algumas linhas
    que me tragam alívio
    expulso a minha  agonia
    destruindo o que é óbvio ....

     eu sei !!!!

     é o elo , entre eu jáh
     e o chá de cogumelo!!!!!

 um profeta dizia
 a paz é algo espiritual
 eu estou em euforia
 sentindo algo irreal

 Caminho em pensamento
  Percorro caminhos azuis
 e me vejo em um momento
 numa estrada de luz!!!!!!!!!!!!!

    eu sei!!!!
    é o elo !
    entre eu jáh
    e o chá de cogumelo !!!!


  vamos bater palmas astrais!
  pela janela da nave contemplar
  os caminhos que nos levam a paz
  e pela fé vão nos libertar !!!

  Eu sinto brilho e energia do céu
  agora sei vivermos emoções
  e o gosto sublime do mel
  para jah cantaremos canções

   eu sei !!!
   é o elo
   entre eu jah e chá de cogumelo!!!!

  Fernando Gimenez


                 
   

domingo, 13 de maio de 2012

quarenta e poucos anos


      De repente a vida se torna especial , e uma nova ideologia vem acompanhada de momentos novos , de repente as velhas situações se colocam novamente em pauta , e todos os nossos conceitos antigos caem por terra repentinamente , o que era triste se torna alegre , e o que era insuportável se  coloca novamente na existência diária , como vou deixar de amar o que eu odeio?Como vou odiar o que eu nunca amei ?Ser novamente colocado no banco dos réus não mais me coloca medo , o medo medo vem sim!De meu interior , agora todo modificado , fui menino , fui jovem , nunca fui adulto , mas nunca esperei o dia de ser o que eu sou agora!Um alvo fácil da nova era mundial , eu tenho medo do marketing , e tenho medo das frases prontas , eu tenho medo de escutar demais e tenho medo de falar o de menos , eu estou começando a entender a existência de forma plena , e o que mais me deixa feliz , é saber que mesmo morrendo eu estou nascendo de novo , e que mesmo deixando de lado a pré existência , eu estou ressurgindo novamente , o mundo todo parece girar descompassadamente ao meu redor , e eu vivo este momento de forma plena , aprendi a dizer o que eu sinto , e estou entendo claramente o que as pessoas que eu amo querem me dizer .
     De alguma forma estamos vivendo nossos quarenta e poucos anos , e todos nós mesmos meninos , estamos nos sentindo adultos .
      Refazer , recomeçar , nascer de novo , dizer adeus a dias tão tumultuados , é com certeza uma forma nobre de se ter quarenta e poucos anos!


     Fernando Gimenez

domingo, 15 de abril de 2012

desabafo -3


    Não se assuste , é só mais uma noite em qualquer lugar do BRASIL , é só mais uma noite de guerra ,sexo e drogas , são os gritos de euforia das meninas peladas da noite , são os gritos das mães dos meninos mortos pelo crack , pelos policiais , pelas motocicletas quase sempre desenfreadas rumo ao asfalto frio , por isso eu digo meu caro amigo , não se assuste , o problema é social , o problema é intelectual , o problema e animal, é feito de carne e osso , benzina e mato queimado em plena madrugada .
     Meu nobre amigo , leia com atenção e vá correndo lá para escola particular onde seu filho estuda , você vai se encontrar esbabacado com tantas coisas novas que seu filho aprendeu , agora ele usa a linguagem do morro , e aprendeu a se defender atacando , o sonho dele não é mais ser médico , e ser jogador de futebol , ou qualquer outra atividade que sustente o desenfreado vício da loucura, meu amigo !Preste atenção no que eu lhe digo , os pedaços humanos dos seus sonhos agora são reféns da nova sociedade , eles estão encurralados entre a parede e a favela , não existem pontos de equilíbrio lógicos , repentinamente estamos a deriva , afundando na total escuridão da nova sociedade.
     Aprenda a cantar como canta o louco e a viver como vive o tolo , sorrir como sorri o solitário , um sorriso amarelo , fechado na boca , perdido nos sentimentos de outrora , liberdade igualdade social , distribuição real de rendas , para que isso?Estamos perdendo o jogo , e a clara respostas de nossos tempos de egoismo, está se revelando na nova cultura social.

    FERNANDO GIMENEZ
      

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Palavras mágicas ....(sobre histórias que só as vovós e vovôs nos contam)

    Era uma vez um menino
    que queria abraçar o mundo inteiro
    ele queria ter braços enormes
    e sem medo dar a volta no planeta. . . . . . . .

    Mas todas as vezes que ele se esforçava ele não consseguia
    e a tarde toda ele chorava , pois queria abraçar o mundo todo
    e desanimado e desconsolado ele pensava
    o que eu vou fazer para abraçar o mundo todo . . . . .

    A todos ele questionava : como vou abraçar o mundo todo?
    mas ninguém lhe dava uma resposta ,
    e  mais uma vez a tarde toda ele chorava
    tentando abraçar o mundo todo . . . .

    Mas um dia sua vóvo lhe deu livro ,
    e algumas histórias maravilhosas ela lhe contava ,
    e com muita atenção o menino ali escutava
    e sua cabeça por todos os mundos então viajava . . . . . .
  
    E como num passe de mágica lhe veio o entendimento .
    que os braços que ele tanto sonhava
    não estavam no seu corpo de menino
    mas sim no seu coração e na sua cabeça de aprendiz . . .
  
   E o menino agora feliz viaja
   e o mundo todo ele abraça
   lendo sonhando e aprendendo
  com os livros que a vovó lhe repassa. . . . . . .

  Fernando Gimenez

triste fim do carnaval paulistano de 2012


   É MAIS um final de festa , e como não se podia deixar de ser , termina tudo em pancadaria , parece que virou moda , o jogo termina em pancadaria , a festa termina em pancadaria , na porta da boite o mendingo é espancado , e na porta da escola nossos filhos são espancados , é só mais um episódio estranho e corriqueiro , que por moda e tendência social esta tomando conta de nossos dias , quem bate muitas vezes desconhece os porques, quem apanha , apanha conformado e aliviado por não morrer , não sei bem onde estamos indo , mas sei bem o que estamos passando , a intolerância está definitivamente estabelecida em nosso convívio social , não temos tempo para entender isso estamos correndo muito , e as tendências sociais não nos permitem pensar sobre estas atitudes , o velho homem , que antes matava para comer , agora mata para sorrir , o velho homem que antes em posição semi ereta se fez de primata a bipede , agora em exelência procede como um animal carnivoro em busca de auto afirmação , é tempo de pedir paz , se não for pela paz pois mais nada será.
  Triste fim do carnaval paulistano.

  Fernando Gimenez

VERDADE URBANA. . . .

VERDADE URBANA . . ..

   Até hoje ,ainda ando pelas ruas , tento fotografar na minha memória cansada os pedaços de ruas que encontro pelo caminho , sinto em cada
calçada quebrada , em cada via esburacada que a as ruas se fazem em mim,
e eu me faço nelas.
   Converso com os mendingos calados , com os loucos alucinados , pergunto sobre o dia do amanhã , eles me compreendem e eu os idolÁtro, o medo que residia neles, agora é passado , o medo que reside em mim, todos os dias se faz presente.
   As pessoas , os carros , os animais em curso pela rua , todos com um objetivo pleno de chegar , chegar em algum lugar , mas é mera lógica , todos nós, estamos indo para o mesmo lugar.
   Não tento ter iluzões , a rua por si só , é uma grande iluzão , as mentiras em placas de neon , não me deixam esquecer nunca quem eu realmente sou , e a indecifrável linguagem da convivência nos carrega dia após dia ,a rua me leva , e eu me deixo levar por ela.
   Não existe saída para quem se entrega , não existe compreenção para que se nega a entender , e o fato de viver e chegar ao fim do dia nos faz sentir vencedores , vencendo dia após dia , morrendo e nascendo dia após dia .
   Somos loucos somos perdidos , estamos em conflito com o nosso interior , estamos na rua , e o que mais importa, é sentir que  o dia morre na noite ,e nada pode ser mudado sobre esta verdade.
    Um abrigo , um pedaço de construção sem fim , uma igreja , um louco dizendo verdades , uma mulher atravessando a rua , um pedestre que se joga embaixo do caminhão em fúria , uma vitrine , vários bÊbados na calçada tentando atravessar a rua há anos , muitos sonhos muitos desenganos , e a rua segue tranquila , sobre o olofote da burguesia em extase , sobre a proteção do camelô , a rua segue em seus centenários anos de existência .
    EU acredito nas verdades da rua , e sobrevivo delas ,entendo os perdedores e aplaudo sem culpa os que venceram na rua , mas acredito no acaso da vida , e me coloco em paz , me compreendo ,me encontro e me sinto vivo , (apesar de estar praticamente morto,)...  todas as vezes em que, estou na rua.
   FERNANDO GIMENEZ
   CRÔNICAS E DELIRIOS. . . . .
   Fernando GIMENEZ

sábado, 18 de fevereiro de 2012

carnaval. . . . . .


    DIA de euforia
    dia de alegria
    dia de ser tapeado
    dia de ser ridicularizado. . . .. .

    Brasil país do carnaval
    país de RUI BARBOSA
    PAIS DE OSVALDO CRUZ
    PAís  DOS ANIMAIS. . . . . . .

    No carnaval me sinto tão só!!!
    No carnaval somos todos tão sózinhos , que da dó!!!!!
 
   Nas ruas foliões
   palhaços
   travestis com máscaras (homens adormecidos)
   cadavers e bebados !!!!!

  Nas estradas o carnaval transforma em carne viva , os seus herdeiros velozes . . . . ..

 Mas mesmo assim , ainda somos Brasileiros , ainda somos carnavalescos , ainda nos damos em troca de alguns dias de mentiras .......!!!!!
 
   Salve o carnaval , salvem os futuros bebes , vítimas do carnaval !!! Salvem a nossa história , salvem os nossos palhaços de plantão , amor de verdade só de mãe no carnaval é so amor carnal , mas vale a pena
viver sem pena , ter motivos para rir , gritar , esperniar e urinar nas calçadas como se fossemos animais !!!!
   Salve o carnaval . . . . . ...

  Fernando Gimenez

domingo, 22 de janeiro de 2012

depois de 20 anos. . . .

  
       O tempo passou
       20 anos se passaram , e as dúvidas são as mesmas ?
       antes era o rock , agora é o anjo!!!!
       Mortos , todos antes de nascer , nossos nobres bebês , nossos nobres filhos!!!

      Fui a escola , jurei a bandeira , acreditei na besteira , e agora olhem só para mim !!!!
      (um tolo sem brasão)
      Falei de amor , escrevi poesias , acreditei na hsitória , e agora olhem só para mim !!!
      (um idiota de plantão)

      O dia de morrer passou
      20 ANOS SE PASSARAM , e os animais continuam me persseguindo !!!
      antes eram letras , agora até a musica me encomoda !!
      Me prosto enfrente da televisão , me sinto só de novo , não estou bem vou vomitar!!!!!!!

      Adeus à vergonha , olá novos ideais , preciso de paz !!!!
      bom dia a todas as senhoras , boa tarde ás meninas , preciso de paz !!!!
      Não quero mais meu terno , não quer mais minha gravata , não estou bem vou vomitar !!!!!
    
     Fernando GIMENEZ
     
     

       

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

novamente falando de amor. . . . .

  
    O véu que cobre o seu rosto , esconde você de mim , o seu olhar meigo e disfarçado esconde algo que eu sei que me faz muito bem , tento não pensar em você , mas se em cada esquina , em cada televisão ligada na vitrine de amostra , em cada primeira página de jornal , o que eu vejo é o seu rosto , eu procuro caminhar reto pela calçada , entro na livraria dou de cara com você na capa principal de algum BESTSELLER sem prentenção mediana de me agradar , eu não tenho muito tempo de vida , o pouco que me resta eu estou gastando pensando em você , tentando te entender , tentando achar palavras para te convenser do que eu posso ser para você .
    O seu nome , o seu sorriso , a sua maneira de andar , a sua pela clara , a sua boca eu não canso de olhar , o tempo perto de você é muito curto , e os dias passam voando , eu queria morar em nossa cama , comer e beber do seu amor , e viver para sempre dormindo e acordando do seu lado , mas eu sei que existe muito mais para ser feito , muito mais para ser vivido , talvez eu tenha chegado tarde , mas talvez esta seja a minha hora exata , a nossa hora exata ! Eu tento dividir você com o mundo , dividir você com a aveninda PAULISTA , DIVIDIR você com os numeros , com os animais e até mesmo com os anjos , mas eu sou egoísta , eu até não era egoísta , mas você me fez te querer só para mim , me fez te querer só para meu presente , me fez odiar o passado e ter medo do futuro , mas mesmo assim eu vou indo , indo pelos caminhos que você vai , pelas ruas que você passa , morando na casa que você mora e comendo a comida que só você sabe fazer .
    EU te procuro além do disfarce , além da vida , além do mundo em que fizemos para nós dois , eu sei que você me controla , e me faz ir enfrente sem olhar para tráz , desconheço a vontade de voltar atráz !!!
    Eu não aprendi dizer te amor direito , mas aprendi a me contorcer por dentro toda vez que chega , e desavisadamente muda o universo ao meu redor .
     Palavras , vento , vida pela frente , sem você ? Não conssigo ir . . . . . .
     Te amo!

UMA BREVE EXPERIÊNCIA COM O AMOR. . . . .

  
     Falar de amor !
     Entender o amor!
     Sentir o amor!

    Chorar sem medo , sem medo de ser mau entendido. . . . . .
    O amor nos faz chorar , o amor nos faz voar , o amor nos faz esquecer de nós mesmos!
 
    O dia inteiro de sol , a beira da praia , a noite toda cheia de estrelas bem ali na beira da praia !
    E nós dois aqui fechados neste calor , a beira de um colápso de amor !!!!!
    (Fazendo o DANIEL!!!!)

    Fernando Gimenez