sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Janela da razão!




             
                Mataram um menino
                  Injetaram química nele
                     Ele morreu na calçada
                       Agonizando e dizendo ADEUS !

           
                 Da janela da razão
                   Eu vi tudo!
                      Tinha sangue , restos de cinza , um grande pedaço de sonho
                         esmagado pelo chão !

                (Não tinha ninguém protestando , não tinha vidros quebrados , não tinha televisão ,somente um corpo sujo jogado no chão)

                      Deram remédio para um pobre cãozinho!
                        Um cão inocente , colorido , e com cara de triste!
                         
                 (Da janela da razão eu vi tudo ,meninas mimadas dando chilique em closes cinematográficos , um exercito de publicitários tentando a todo momento dar o sorriso da sua amargura !!)

                     

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A MENINA DO METRÔ



        Pela janela animada ,ela vê os prédios passando em alta velocidade ,
de uma maneira descompromissada e meio soberba ela analisa o que se passa lá de fora , encostada na porta , de maneira a se deixar jogar pelo balanço da máquina , ela segue , parece que pensa na vida , parece que pensa no destino , parece que ela se gosta muito e contamina o olhar dos demais a sua volta , do lado de fora uma sucessão de acontecimentos mecânicos dão fundo a aquela visão caracterizada ,  o brilho dos metais no seu braço refletem a sua postura segura fundada numa beleza bem urbana , um aparelho louco ligado a um fio circula pelo seu corpo e presenteia o seus ouvidos com alguma melodia moderna , que com certeza configura aquele corpo, ali encostado naquela porta quase que automática!
        Mas como não perceber o mundo do ponto de vista soberbo que aquela visão propicia a nós pobres mortais , naquele momento somos todos expectadores , esperando qualquer reação que faça um novo angulo daquela  nobre beleza se prevalecer , ela até tenta fingir que é natural , que como as demais ali , é apenas um exemplo moderno de um homo sapiens feminino que vaga naquela plataforma
de ferro automatizada , mas nós sabemos e temos a plena certeza animal , que ela é diferente e meio sem graça pela admiração exagerada dos senhores ao seu redor , ela acaba aceitando o que a natureza lhe deu como missão , alegrar por alguns minutos a vida dos apressados transeuntes .
        E logo quando aquele momento eternizado começa a fazer um certo sentido , no exato momento da passagem do estado mental , onde o normal se confunde ao anormal , onde o sem sentido passa fazer sentido , onde a imaginação começa a nos trair , a voz metálica diz !
       -SENHORES PASSAGEIROS! ESTAÇÃO SANTANA ! FAVOR DESCER PELO LADO DIREITO DO TREM !

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O CLIC !


       
           Tem um CLIC no ar!
           Eu escuto um clic no ar!
           Dentro de casa !
           Dentro do carro!
           Tem CLIC no ar!

           É estranho ! Mas eu sinto falta desse CLIC !
           Eu me supreendo , sentindo falta desse CLIC !
           Eu me questiono todas as vezes que sinto falta desse CLIC !

          Sexta FEIRA eu fui no HOSPITAL !
          Fiquei feliz , escutei o CLIC LÁ!

          Fernando Gimenez
           

sábado, 24 de agosto de 2013

Marcelinho!


       
      Pobre Marcelinho !
      Na sala sozinho com seus mortos
      Na escola sozinho com sua personalidade !
      Na vida sozinho com seu açúcar descontrolado !

     Pobre Marcelinho!
     Com seu amigo eletrônico atrapalhado!
     Com seu companheiro de pólvora desnorteado !
     Com seu mundo de culpas atormentado!

      Menino Marcelinho!
      Vítima de si mesmo !
      Condenado por si mesmo!
      Caído cheio de culpa encima de si mesmo!

     (Marcelinho vítima ou culpado !? Resposta perdida em mais uma tragédia urbana)
 
      Fernando Gimenez
   

quarta-feira, 10 de julho de 2013

DUAS MARIAS!


      Eu conheci duas MARIAS !
      Uma Aparecida !
      Outra desaparecida !

       Duas Marias , unidas pela calçada , separadas pelos ventos !

       Maria sem amor , sem cortina de ceda !
       Maria com rancor , Maria sem cobertor!

      Maria que chora , Maria que chorou!

      Marias que se amam ! Marias que se odeiam !

   
      Fernando Gimenez
      

terça-feira, 25 de junho de 2013

Eu vou!!!



             Eu vou procurar em um dia antigo , encontrar coisas novas !
             Vou tentar ler um livro novo , para pode entender conflitos antigos !
             Vou mudar para uma nova rua , morar naquela casa antiga !
             Vou comprar um carro usado , para ter emoções que nunca tive !

             Vou esquecer antigas idéias , me baseando em novos poetas!
              Vou ter uma nova ideia , para resolver aquele antigo problema !
             Vou viver muito o presente , mas nunca me esquecer do passado!
             Vou ser mais humano , mesmo vivendo neste mundo tão cibernético!

              Fernando Gimenez

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Elisângela


             
           

                             O amor
                             As palavras
                             Nossa dor ,
                             Nossa indecência .......

                               Será que são somente seus olhos !?
                               Não. Tem outras coisas que venero em você !
               
                           A boca !
                           O beijo !
                           O desejo !

                           Será que são somente seus olhos!?
                           Não .Tem outras coisas que odeio em você!

                           Quando você some!
                           Quando me nega !
                           Quando quer ser minha amiga!
                             
                           Será que são somente seus olhos!?
                           Não . Tem outras curvas que amo em você!

                           Pedaços da sua cintura !
                           Cores da  sua pele !
                           Gostos da  sua boca !

                           Será que são somente seus olhos !?

                           
                         Fernando GImenez
                       

Em memória do ultimo garoto de Chernobil


     Eu nunca fui pago para falar de amor
     Não me interessa a sua dor
     Não acredito em natal
     Não compro nada que me pareça banal

    Eu sou filho do pais de ferro
    Não tenho heróis e nem berço de cedro
    Nunca tomei coca cola
    Me obrigaram bem cedo aprender a história

             Eu sou filho de uma ditadura
             Bem novo já me deram a armadura
            Lutei na guerra sem saber porque
            Melhor assim , melhor do que morrer.

         
  Mas e agora !?
  A cortina caiu ,
 a bomba explodiu

  Quem estava de lá muro ?
  eu nem conhecia !
  eu nem existia !
 
     Eramos todos iguais ,
     Mortos , sozinhos e tristes !

    (Em memória do ultimo corpo encontrado nos arredores da usina de CHERNOBIL )

    Fernando GImenez