quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SOBRE PAULO FREIRE. . . . .

  Eu procuro enteder PAULO FREIRE , vejo na complexidade de sua simplicidade algumas idéias verdadeiras e de alguma forma fáceis de se executar, quando escuto seus discursos claros e objetivos eu me coloco em seu pensamento , e tenho neste momento a sensação de estar sentado ao lado dele.
  Os mendingos , os meninos , as mulheres , os homens mau sucedidos , as crianças mortas nas palafitas podres do nosso BRASIL , de alguma forma eles me levam até PAULO FREIRE , como se pode falar em renovação sem entender o infundado mundo da miséria ?A miséria está presente na cultura social Brasileira , assim como a cultura suburbana de alguma forma nos leva a miséria.
   O estado não nos dá a chance de sermos mais humanos , e o nosso lado humano procura nunca entender o lado escrito nos papeis do estado , a verdadeira falta de luz no fundo túnel , talvez esteja associada a incrivel maneira de entendermos o mundo de forma tão objetiva .
   Sociedade em busca de respostas , e mais uma vez a voz se cala , a voz que não nos da direção , a interminavel falta de entendimento.
   Educação , paz e futuro próspero na luz divina .

   Fernando Gimenez
  

terça-feira, 23 de agosto de 2011

SOBRE A CULPA

   De quem é realmente a culpa? quem teria a coragem plena de assumir a culpa ? de alguma forma ela está aqui entre nós , nos mostrando o caminho da decadência , nos guiando por esquinas extremamente escuras , a velha e boa culpa , nos dando a chance de recomeçar , ou nos afundando no abismo do existir .
   A culpa , o espelho , a conciência , juntos nos fazem entender quem nós somos , nos dão todos os dia uma grande lição , nos colocam em pleno estado de espera mental e decadência espiritual .
   Se me vejo sozinho , não me entendo , se me encontro ao lado de algum altar , possivelmente procuro me colocar de joelhos , mas o que espero não é reza , nem perdão , é alívio , é estar imediatamente mesmo que temporariamente curado de mim mesmo.
   A culpa está entre nós , é uma grande fonte de renda , faz nascer um filósofo a cada dia , a culpa é uma praga a culpa é uma maneira simples de dizer quem nós somos!




segunda-feira, 22 de agosto de 2011

LEIA E PENSE . . . . .

    Mais uma vez , estamos diante desta grande campanha arrecadadora , um movimento lindo , socialmente composto de uma apelação sustentavel e bem aceita do ponto de vista humano , tem como lider um grande
comediante , alguém que no passado nos fazia rir sem  motivos aparentes ,. estranho ligar a tv , e ver um movimento assim tão elaborado , com um marketing agressivo , e com canais milionários de sustenção própria.
    Sabe , por toda a minha vida aprendi busquei entender o mecanismo da desigualdade, e sinceramente , não o conssigo compreender com exatidão , o que eu sei é que no nosso pais , a desigualdade é um grande filão de dinheiro , não se acaba com ela , mas se gasta bilhões para promove-la , estranho como uma empresa de televisão tão fundada na alta tecnologia , se coloca em uma posição tão mediana diante dos problemas da nossa nação , eu chego a pensar que a desigualdade é um grande campeão de audiência, existe ai neste projeto uma matemática meio sem nexo , para não dizer uma matemática meio sem noção .
     Após tantos planos socialistas executados por nossos governantes do partido trabalhista , eu já achei que era hora de darmos a CEZAR , o que é de CEZAR , E finalmente ver o governo se auto responsabilizando pelos nossos problemas sociais , eu não conssigo compreender as promessas de campanhas políticas por todo nosso pais , todo mundo tem o discursso pronto na boca , e a desigualdade sofrida pelas nossas crianças é sem dúvida nenhuma o assunto top das mesmas , e quando eles entram para o poder , o que vemos é o velho filme se repetir , e a responsabilidade social que por promessa deveria ser dos nossos queridos políticos , mais uma vez , ou seja uma vez por ano se torna nossa , e nos sentindos culpados , lá vamos nós outra vez , pegar o telefone , escolher uma operadora , discar alguns numeros mágicos  ,e trasnformar a nossa culpa moderna , em numeros eletrônicos , e com isso termos a  permissão para dormir tranquilos.
    Socialmente falando , acho que nós já contribuimos com nossos impostos , com nossos trabalhos , com nossos gastos , e com o nosso sangue , pois pagamos escola particular e pagamos impostos para educação pública , pagamos plano de saúde e pagamos impostos para sustentar os programas de governo , que por sinal nunca nos servem para nada , pagamos iptu ,ipva ,pedágio ,iss  e pagamos para ver o pão que o diabo amassa todo santo dia.
     Sabe eu gostaria de um dia ver um de nossos presidentes indo a um destes programas de televisão que promovem a esperânça , não para doar  5 ,10 ou 15 reais , mas sim para nos dar explicação sobre as doações que todo cidadão faz mesmo sem saber todo mÊs a tantos programas governamentais , é meio que absurdo , um presidente viajar o mundo a fora em nome do progresso , sendo que a nação própria se afunda no sangue de suas crianças , crianças que ainda morrem antes de completar 01 ano de vida , crianças que ainda são jogadas na lata de lixo , crianças que ainda trabalham quebrando pedra , crianças que ainda não sabem nem mesmo escrever o próprio nome .
    A palavra amor , se declara por si própria não precisa de açoes de marketing , a palavra doação deve ser voluntária e vir de dentro do coração mantida em segredo , a verdade dos fatos nos faz refletir , a mentira desta ideologia nos envergonha , a esperança de cada criança esta no futuro que a nação o proporciona , o que e real vem do espirito comum coletivo .
     BRASIL ACORDA !

    FERNANDO GIMENEZ

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

BEIJO.


    Sexo sem beijo
    abraço sem beijo
    Retorno sem beijo

    Como faz falta um beijo verdadeiro ......

    Um pedaço de morango mastigado na boca , o gosto do chiclete , o sabor da bala de menta , tudo isso
me faz lembrar seu beijo !

    Fernando Gimenez

   










domingo, 14 de agosto de 2011

22 ANOS SEM RAUL NO PALCO ....(mas a cabeça não para!)



              No dia 21 de agosto de 1989 , se acabava neste mundo a estadia de uns dos maiores poetas urbanos da hsitoria da musica popular brasileira , com certeza se foi  o poeta mais universal que o pais conheceu , um
cérebro a serviço de nossas iluzões , nossos porques , nossos anceios mais profundos .
              Se foi a cabeça pensante que ao escrever nos descreve em nossas formas mais profundas , alguém que fez de suas canções , explicação poética para nossas paranóias .
              Morreu o nosso menestrel , o musico incompleto mas poéta profundo , o rei do rock , o unico musico que misturou de forma simples , o JAZZ , O ROCK E O BANHÃO , aquele que falou de céu e i nferno com intimidade , o unico o eterno RAUL SEIXAS.
              RAUL SANTOS SEIXAS , o nosso querido RAUL.
             
              Fernando Gimenez
     

um amigo .....

   
     A sensação de perda me tocou novamente , levou de mim uma certeza nobre que eu tinha em dias muito melhores , todas ás vezes em que vejo um anjo sem asas , com o futuro questionado pela falta de um pilar
em sua estrutura biológica , eu me pergunto , o que se deve fazer para não precisar entender a vida da forma
objetiva que ela é.
     Entender a morte , em pleno século 21 , realmente é algo confuso , há meio de grandes evoluções tecnológicas , equipamentos cada vez mais sofisticados , remédios que penetram em nossas células , mudam
antigas concepções de doenças tão tenebrosas , eu fico aqui sozinho escrevendo , e pensando , o que realmente
está errado , o que comemos ?Ou o que vomitamos ?!
     A vida baseada na morte , a morte esperando sempre uma chance da vida , dias de muita agonia , choros , lamentações , promessas , a morte aparece do nada , desliga o bip da vida , desfaz as palavras do médico ,
  o médico sempre com aquele olhar de que fez tudo que pode , e nós !? Sempre esperando o próximo amigo , o próximo velório , a próxima história de dor e tristeza .
     Não sei porque , mas aqui na américa do sul é assim , estamos sempre lutando com nossos devâneios , estamos sempre correndo atráz de nossos desafetos , o dia após a morte , o dia após a vida , explicações ,
palavras sem muitas sustentações .
     Se nós pudessemos refazer o passado , talvez nos lembrácemos de não estar assim tão decadente todas as vezes que a morte aparece , todas ás vezes em que a vida se vai , todas as horas em que o tempo se acaba e não nos resta nada , há não ser lembranças.
     Para meu amigo LUCIVÂNIO , desejo ve-lo em paz , feliz , sorridente como sempre o via , espero que esteja bem , e que com sorte recomeçe em algum lugar onde as dúvidas modernas não o deixem sofrer.
      
      Fernando GImenez

domingo, 7 de agosto de 2011

ENTENDENDO A EXISTÊNCIA (QUE PREPOTÊNCIA!!!!!!)

         

        Existe dentro de cada um de nós algo que nos liga , uma intenção prograrmada dentro de nossos cérebros , que nos faz de alguma forma nos colocarmos em forma de sociedade , não sei bem ao certo como é compartilhar dos anceios mais primitivos que nosso intelecto animal nos impõe , mas acredito que se estamos de certa forma juntos , temos mais chances de não nos perdermos em nossas existências.
         Ao construirmos imensas pontes , estamos de alguma forma nos ligando uns aos outros , ao fabricarmos sofisticados aviões de passageiros , acho que estamos cada vez mais arrumando motivos para nos encontrarmos, quando tentamos de alguma forma lavar os cerebros indígenas da amazônia , com certeza a intenção é a mais pura possivel .
         No ciclo antigo da existência humana , a cada escala de aperfeiçõamento do intelecto humano , o mais notável é que , a principal evolução de todas foi sem duvida as continuas tentativas de vida em coletividade, é possivel notar que todos nós sempre estivemos em busca da convivência perfeita.
         Mas se cada um de nós possivelmente guarda em si um mundo próprio ? ! Onde estão nossos mundos neste processo irreversível de coletividade?!Será que o futuro é isso? Todo mundo cantando a mesma música , falando dos mesmos assuntos , acreditando nas mesmas ideologiaS?!!! Será que esta máquina de pensar chamada cérebro agora vive em função do óbvio ?Ou será que a evolução humana nada mais é que um processo já ensaiado ,com o intuito de nos dominar?
         Quando eu era jovem , quase uma criança , eu lia  o mesmo livro várias vezes ,eu achava estranho, porque , todas as leituras me traziam mensagens diferentes , e com esta dinâmica eu aprendi que muitas vezes nossos cérebros não são compreendidos por nós mesmos, e que as mensagens elas estão em um nível de compreenção que não vem da leitura em si , mas sim do estado de espirito no qual estamos .
         Como a cada intenção nobre de se estabelecer como ser humano , o próprio homem se colocou numa sequência de erros e acertos , eu compreendo hoje,  que , os erros também deram seus frutos , e que a os acertos por serem tão óbvios ,acabaram não facinando tanto assim nossos corações sedentos de aventura.
          Se tivessemos uma receita pronta de ser humano , estariamos criando um mundo teoricamente melhor ,acho que sem violência , sem desespero , sem questionações e talvez sem fome , se pudessemos tirar do ser humano determinadas questões , talvez tivessemos eliminados do mundo algumas guerras , alguns conflitos dolorosos , se JESUS CRISTO , estivesse no meio de nós em forma de atitude , provalmente não precisariamos montar um império de palavras para provar a verdade do amor.
          Mas hoje eu sei com certeza , que se eu erro , o computador conserta , se eu choro a televisão me consola , se eu amo , qualquer loteria me salva , se eu morro , a eternidade me absorve. . . . . .
  


          FERNANDO GIMENEZ

terça-feira, 2 de agosto de 2011

EU .

   O amor mais uma vez está tentando falar comigo , sinto que de alguma maneira sinais elétricos em forma
de poeira , tentam me convencer que existe algo bom além de qualquer  suspeita pairando no ar, é tempo
de refazer as malas , e inventar uma estratégia nobre para fugir a toda velocidade.
   O amor e suas artemanhãs estão de alguma forma tentando me convercer  que estou cada vez mais perto
de mim mesmo , sinto que a cada sorriso de criança , a cada encanto de mulher amada , a vida vai tornando
algo mais calmo e tranquilo para se passar, a vida ! A vida mais uma vez me mostrou um novo caminho , um
caminho calmo e tranquilo , com gosto de café matinal , e arroz sem sal , a vida me prende e não me solta ,
não me deixa mais fugir , e na cabeça as estratégias de fuga vão se acabando , toda vez que chega mais uma
conta de luz , mais uma prestação do carro , e assim eu vou vivendo e desaprendendo a esperar um dia pelo o outro , vou deixando de lado as intenções pequenas e as poucas farpas de da mesa velha , é um dia após o outro , e uma semana após a outra .
    Sou eu , agora só mais um , alguém sozinho , alguém cheio de ninguém , alguém que aprende e acostuma a não entender .
   
   FERNANDO GIMENEZ