segunda-feira, 26 de setembro de 2011

To tentando entender tanta mudança. . . .

 O menino agora sorri.
 grita , esperneia e sorri.
 Briga ,desabafa e sorri!!!!!!!!!!!!.

 PEga a bola .
 Chuta na parede.
 pega de novo ...
 e chuta na parede...

 Este menino
 com cara de anjo
 Não caiu do céu !!!!!!

 Nasceu de cesáriana . . .
 Tomo soro. . .
 moro na encubadora. !!!!. .

E agora ele corre para la !
corre para cá . . .
sobe a escada ...
desce a escada . . .

Bate no DANIEL
Bate no FELIPE
Derruba a gaiola do papagaio . . .

Esse menino não caiu do céu !!!
Mas ele tem nome de anjo????!!!
GABRIEL!!!!!  .





















A estranha aparência da morte. . . .

    Aconteceu de novo , a estranha mania do existir nos pregou uma peça novamente , engraçado falar de vida , e depois ter de falar de morte , como se não bastasse a nossa ignorância , agora temos que tentar entender a base de tantos porques ,um dia rindo o outro calado com o corpo coberto de flores .
    Quem sabe , que entende ? Um sorriso mil sonhos , mil dias de vida , e logo no dia da existência , a máquina não deixa a mentira continuar , e a vida se acaba , a mesma vida que nos faz caminhar , que nos faz querer ir além , além da alma , além de nossos limites , se queremos voar , se queremos viajar , a vida nos prega uma peça , nos coloca calados bem arrumados com o corpo coberto de flores.
    Entender a morte , saber mais sobre a vida após a morte , justificar nossos sofrimentos , e nos consolar com a nossa burrice espiritual , isso sim nos faz ir adiante , a nossa ignorância insensivel , nos da a chance de irmos enfrente , mas pensando bem , é melhor assim , não saber nada sobre a morte , há não ser , enterrar nossos mortos , e chorar pelo menos por um dia por eles , lamentar e dizer frazes feitas , isso sim é o nosso dever , acompanhar o morto em sua trajetoria final , em sua ida para o nada , para o incompreendivel , para fim de sua estadia .
    E aqui ficam , roupas , carros , sapatos , dívidas , amores e desamores , e também alguns retratos , que por incrivel que pareça , nós não sabemos o que fazer com tantos retratos, mas os que morrem nascem em nossos prantos , os que morrem , nascem em nossos choros , e vivem para sempre nas nossas fantasias juvenis .
   Dar ADEUS , dizer o pouco que sabemos sobre nós mesmos , a morte leva quem nós de certa forma amamos ou até odiamos , a morte que concerta algumas situações , e deixa o seu rastro em forma de saudade.
   Quem vive , vive pelo desvio da morte , quem morre vive pela consagração da morte .

    Fernando Gimenez


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

. . . . . .



      Eu que ainda espero um telefonema seu, ainda acredito que as estações irão passar , mas no final , eu terei um telefonema seu , com as posições do relogio decoradas na cabeça , eu observo os seus vestigios , rastros
que você fez questão de deixar em todos os lugares onde eu sobrevivo, é noite , é hora de dormir , mas infelizmente o meu remédio acabou , e angústia tomo conta de mim , e dormir neste momento é o que eu menos preciso.
     Eu ainda saio na rua , observando atentamente os lugares no qual você existia , observando e tentando te achar no meio de tantas evidências , o farol bate e ilumina a rua , mas para meu desespero , você não existe mais naqueles lugares, eu bem que fui avisado , bem que fui alertado , mas não tive coragem de acreditar no óbvio , eu não quis ser sincero comigo mesmo , e acreditei numa mentira que eu mesmo fiz questão de contar.
       Ainda existe um jardim , bem ali debaixo daquele prédio tão antigo , derramam lá todos dias milhares de lágrimas digitais , eu nunca tinha ido até lá , mas hoje eu resolvi descer e enteder o que te comovia , há meio de tantas confusões étnicas socias.
     De você eu nunca quis nada, não quis beijo , não desejei saliva , não senti vontade de mentir , eu só quis te olhar , olhar nos olhos , e beber no seu copo , para saciar a minha sede de paz , de você eu só precisava escutar um boa noite , um olá , ou um talvez quem sabe , "um dia "!
      Ando por ai , não te vejo mais , sei que nunca mais ou te ver , talvez fosse um acerto de contas , talvez fosse uma prévia , mas essa vida não nos da a chance de escolher , ela escolhe os caminhos , não a alternativa no momento da evidência final.
       Por onde for me leve , por onde eu for te levo , quando escolher me escolha , quando amar me ame , quando chorar me deixe sentir , quando sorrir se lembre de mim. . . . . .

     Fernando Gimenez

terça-feira, 13 de setembro de 2011

VOCÊ NO PORTA RETRATOS. . . .

    A fotografia não mente , esclarece boa parte do sentimento que transborda no coração solitário , a fotografia parece refletir a felicidade de alguém que nem sabe da existência do amor coletivo , de algum jeito ela consola mas deixa aberta a ferida que nunca se fecha , de alguma maneira ela tenta dizer algo bom , tenta passar paz e deixa no ar um sentimento que preenche a lacuna da infelicidade.
   Olhar a fotografia , é como se o tempo entrasse em pausa , e ter a sensação de que ali além de uma iluzão de ótica ,  existe consolo do mais puro do mundo , os loucos não se cansam de olhar a fotografia , os carentes dormem olhando as fotografias , e os saudosistas fazem das fotografias seus momentos nobres de vida.
    Eu até podia dizer que para mim tanto faz , mas chega um momento nesta vida , que o que nos resta são fotografias , são sinais elétricos iluminando nossos sonhos, notando os pontos em relevo , agente até arrisca um passar de mãos , e depois de se enxugar as lágrimas sorrimos contentes , porque apesar de tantas perdas , ainda sobrou uma fotografia.
    Por isso não me envergonho mais , e com a ideologia desconexa da existência em mente, eu todos os dias olho a sua fotografia, e sem medo de te acariciar eu passo as mãos por sobre a cópia digital , e com os olhos secos de tanto tentar chorar , eu penso em você de forma presente , e depois de tudo , eu conssigo dormir .
    Mas tenho a certeza plena , de que na vida real não existem fotografias assim tão convicentes , porque cada sobra de amor , o que parece sobrar mesmo , são as fotografias .
     Por isso enquanto eu suportar , eu vou ficar aqui olhando para você sorrindo , iluminando o meu pedaço de mundo , colorindo em vários tons a minha imaginação , e sempre que eu me cansar , sem medo de errar de novo , eu te olho firmemente , e com respeito e uma certa petulância ," eu viro o porta retrato".
   FERNANDO GIMENEZ





domingo, 11 de setembro de 2011

TENTANDO ENTENDER RUI BARBOSA ....

          Olhar nos olhos da mentira , ter ela exposta como uma ferida , uma fratura recheada de víceras e carne da mais nobre que existe , o estado todo fraturado , e os nossos guardiões promentendo paz a todo momento,como uma bala disparada no peito , um ferimento sem cura , a dura realidade da cidade colocada nos discursos sínicos de nossos representantes , até que em um momento , toda essa mentira vai cair como um alívio em plena hora do jantar ,seguida nobremente do horário mais caro do planeta.
          Eu antes de entender de mentiras eu até cheguei acreditar em verdades torpes , e repetir erradamente e indecentimente ,palavras pré estabelecidas por nossos guardiões , mas hoje eu compreendo quanto custa a hora do marketing pessoa de cada um desses animais , desses carnivoros , que sem medo devoram nossos cérebros e nos fazem marchar como soldados sem nação , prontos para guerra da indignação.
         Ser Brasileiro é arte de escutar horas de mentiras todos os dias , e para digeri-las comer carne de terceira , com a boca cheia de óleo e as veias quase que entupidas , já preparadas para consumir toneladas
de beta bloqueadores , pois o governo, tem a sua meta de importação de drogas , e nós, a nossa meta de envenenamento , pois com certeza é melhor ser um doente feliz , do que cadaver indignado.
        Nas cidades as multidões de mendigos se aglomeram , é impossivel sair hoje pelas ruas sem ter um custo de estacionamento , outro de locomoção e outro de solidariedade urbana , nos sinais verdadeiros executivos da fome nos cercam e vendem sua miséria a qualquer preço e em suaves prestações se preciso for, não se envolver com eles é como não se ter motivos para voltar para casa , é preciso se auto dividir , pagar a conta do gás , do ipva , do iptu , do SUS , do estado e dos mendingos urbanos .
        Mas o que é um prato de comida? Se não um prato de culpa? Quantos dias de luta , quantos dias de ilusão , mas não deixo de amar meu BRASIL , nem de ver televisão , eu só não suporto a morte da inteligência , só não quero ser mais um , no grande batalhão de conformados , não acredito que a dura realidade seja motivo de choro , precisamos recomeçar , e o caminho é a educação.
       Educar é preciso , conhecer é preciso , entender é preciso , pelas armas a herança é o sangue , pela educação a herança é a mundança.
       MUDAR O BRASIL COMO UM TODO É PURA MENTIRA , A REVOLUÇÃO SÓ VAI ACONTERCER QUANDO A INDIVIDUALIDADE DE CADA MENTE SE UNIR NA COLETIVIDADE DOS NOSSOS DESEJOS E ANCEIOS.

reflexão sobre o manto vermelho que hoje nos cobre. . . .

   Igualdade
   Soledariedade
   Nação devorada pela mentira. . .

   Caminhos escuros
   Dias de luto
   Nação devora pela mentira . . . .

   Façamos nossos foguetes
   Confeccionamos nossas roupas de astronautas
   Mas nossa nação estará sempre devorada pela mentira....
 
   Sobre nossos negros
   Sobre nossas crianças
   Sobre nossa nação, devorada pela mentira.

   Sobre nossa bandeira
   O verde , o amarelo , o azul , e o branco
   Cores devoradas pela mentira. . .

   Sobre PAULO FREIRE ,
   Sobre RUI BARBOSA
   Homens devorados pela grande mentira . .  .

   Refletir
   ENTENDER ,
   Ajudar a nação a se livrar do devorador e sua grande mentira. . .

    Fernando GImenez
















SOBRE UBERLÂNDIA. . . .


    Permitir que a vida passe
    entender  o mundo antes que ele  se acabe
    saber tudo sobre os nossos medos
    conhecer e aceitar os nossos devâneios....
   
    Comer a fruta ainda no pé
    Sonhar na praia ao curso da maré
    Viver o amor antes que ele morra.
     Deixar que a paixão nos contamine e doa.....

    Antes de tudo ser gente
    Nunca esconder o que se tem na mente...
    Saber que o mundo um dia passa.
    Aprender que vinho bom se bebe na taça....
  
    Beijos
    Mordidas
    Carinho
    Coisas secretas . . ..
    Viva o nossos segundos de amor. . . . .

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

TEMPO


 Todos os dias são assim , começa cedo , logo e meio dia , derrepente são 17 horas e a noite vem , nos leva por nossos caminhos , o tempo nos traz sinais , e os sinais não nos deixam caminhar em paz , são dias e noites e madrugadas de sono incerto , as luzes não mente , e a cidade inteira corre a mercÊ de nossos destinos.
  Olhando o relógio às vezes nos sentimos acuados , os ponteiros vem e passam por nós como se fossemos apenaz pessoas , pessoas que se intimidam e correm para não perder aquilo nunca vamos ter , o tempo!
  Medidas e mais medidas , minutos , segundos , horas , iluzão sob a incerteza , coração batendo sincronizado com o relógio , a máquina medindo os batimentos , o tempo não nos deixa respirar, e assim morremos a cada segundo , assim nos deixamos morrer a cada minuto , correndo sempre correndo , como ratos , como cobaias de uma experiência divina , somos nós assim mesmos .
   Hoje é sexta feira , todos os dias são sexta feira , mesma temperatura , mesma chuva , mesmo sol , mesmos momentos de exitação plena , assim as coisas funcionam , ou assim as coisas se misturam , como balões na festa de aniversário , como pombas brancas no desfile do dia de ações de graças ,é como um pedaço de dias e dias passando , sem controle , sem direção certa , acho que só podemos contar com a sorte , a sorte tão buscada que nos leva a morte tão odiada.
    Mas é sempre assim , seguiremos deixando nossos rastros pelo chão do tempo , seguiremos fazendo nossos sinais pelos dias de nossas vidas , ganheremos dinheiros iremos comprar casas , teremos automóveis e com sorte voaremos de avião pelo planeta , mas no final vai ser sempre assim , dias , horas , minutos , segundos e muita sorte , muita sorte e depois de tudo , a morte.
   FERNANDO GIMENEZ