domingo, 30 de dezembro de 2012

FELIZ ANO NOVO



      Mais um ano chega ao final ,e a cronológica técnica de contar dias se faz presente , é fim de ano , é fim de mês , é fim da vida , é começo da vida, e aos poucos os anos se empilham em nossas costas, para esquecer tanta inocência aprendemos a comemorar a comer o ano que passou e vomitar o ano que está para chegar .
     No meio de tantas leis naturais , aprendemos a prometer para nós mesmo que no ano que vem , tudo será diferente , que não vamos mais cometer antigos erros clássicos , que seremos mais calmos , mais pacientes que iremos aprender antigas lições dadas por nossos pais , professores , guias religiosos e ate mesmo acontecimentos que de alguma forma nos tornam lições , mas quem somos nós no horizontes de nossas promessas , de nossas mentiras internas , de nossas crises de baixa estima , de nossos núcleos
sociais carregados de espelhos ambulantes .
     O ano que vem , o ano que passou , os anos que viram , sinais cronológicos no qual somos somente vitimas e mais nada , um emaranhado de cálculos matemáticos do qual para nada nos servem , olhas só para o calendário na sua parede , todo dia de manhã você olha ele , e sente algo ruim , a data do próximo boleto, o prazo para trocar a bateria do seu carro , o dia do aniversário do seu irmão e tantas outras coisas que nos deixam sem chão só de pensar .
     Quando eu tinha 6 anos eu via meu pai olhar o calendário atento , de alguma forma aquilo deixava ele meio que angustiado , eu via nos olhos dele que o tempo para ele , era como se fosse uma punição pelos erros que ele nem cometeu , o tempo passou e hoje quando olho o calendário eu sinto a mesma coisa ,uma estranha sensação de que tudo está perdido , e que não se tem tempo para mais nada , há não ser esperar a morte chegar.
     O ano novo é assim , implacável , destemido , imperdoável , difícil de lidar , e muitas vezes pré anunciador de grandes derrotas em nossas vidas , mas vamos em frente , vamos com nossos caminhões lotados de otimismo, vamos encher os salões de alegria , as ruas de risadas sem nexo , vamos promover altas rodas regradas a álcool e perfume , vamos matar os poetas e dar o crédito aos capitalistas de plantão , vamos dar nossas caras aos tapas do destino e assumir nossas culpas pelos momentos bem ou maus vividos , vamos festejar e esperar o ano acabar , e quando o próximo ano chegar , vamos aceitar que com ele o que aconteceu no que passou , tem grande chance de se repetir , porque no fundo , somos todos humanos e no final somos todos racionais !
       Feliz ano novo !!!
       Fernando Gimenez 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

UM homem !




       Um homem velho e sua insignificante sensação de vida, acorda  de madrugada e percebe que o tempo passou , e que . das suas dúvidas ,  praticamente nada se esclareceu , o homem levanta
e no espelho enfrente a cama ele se observa , ele se mede , ele se condena , e faz da sua vida toda o seu próprio juiz , o homem corre e conta mais uma vez o seu dinheiro , ele não tem mais tanto entusiasmo , mas mecanicamente ele conta novamente o seu dinheiro , ele olha para o seu livro de cabeceira , e cinicamente ri
de si próprio, do seu lado sua antiga esposa ,e por pouco tempo amante dorme , sorrindo por dentro , e como num comercial de caderneta de poupança parece dormir feliz , esperando o despertador irritante tocar  pontualmente às seis horas da manhã , o homem tenta se libertar do sonho , mas inesperadamente lhe vem a certeza da realidade , e com algumas certezas infelizes ele tenta adormecer novamente , mas se lembra que a coluna dói que o pé lateja , e que os olhos precisam de óculos , então o lado mais propício a morte do cérebro lhe atormenta, lhe faz pensar e pensar , e a chegar a conclusão nenhuma,e a não  entender nada, e ter a triste certeza ,de que a vida passou .
   
         Fernando GIMENEZ 

quem te vê , quem te viu!!!! (Daniel )



         O dente caiu
            O menino sorriu !
     
         Falando assoviando
               Rindo e dançando !

         Me disse  outro dia ,
           Pai ! To namorando a sofia!

          Que menino apressado ,
             O coração já está ocupado !

          Que garoto danado ,
            Sei não ! Pelo papo , vai ser advogado !

           Mas DEUS é mesmo perfeito
             Tomara que ele seja prefeito!

           Menino apressado ,
            Quase nasceu dentro do carro!
 
            Quem  te vê , que tem viu ,
              nem acredita que seu dente já caiu!

            Fernando Gimenez


Sobre os meninos da praça da república.


      Lá pela meia noite de todos dias , as meninas e os meninos da praça da república aparecem ,
estranhamente eles vêem vestidos ao contrário , contrariando a lei universal do bem estar , de
alguma forma primitiva eles se confundem em seus sinais , e o batom barato faz marcas em rostos ainda tão inocentes , não se consegue perceber a dor , há meio de tantas risadas , mas no fundo no fundo , o que se sente é a mais rasa representação da auto desconfiguração , ficam no ar sentimentos e tristezas esculpidas em tatuagens bizarras em litros e litros de silicone barato derramado nas intensas brigas .
       Se chamam bonecas , se chama meninas , se chamam homens pela metade , mas na verdade
nada é mais que a própria desilusão , nada é mais que o coração de tantas mães se culpando por um dom tão natural , por um sorteio do acaso que o premiado talvez possa ser você ou até eu mesmo .
        A noite é impiedosa , e o clima de desafio se mostra presente madrugadas a dentro , as verdades explícitas , coroadas com o alivio presente formam dia após dias uma legião de assumidos e bem resolvidos que aos poucos se torna um exército , onde a luta é pela liberdade ceifada no interior de cada um , no mais íntimo grau de existência .
          O dia chega e a ilusão vai embora , os meninos doces e as meninas explosivas seguem seus caminhos , e lotam os metrôs , ruas , avenidas , repartições públicas , se escondem atrás de médicos , professores , senhores , pais de famílias , e a sequência cultural de erros se camufla atrás de apelos tão paternos , que se torna impossível entender a si próprio , quem dera aos demais que choram na escuridão de suas prisões sociais .
         O apelo juvenil por liberdade , vem cravado no peito de cada ser humano , e as lutas e as guerras são os despautérios logados nos corações sedentos por liberdade .
          O amor é feito por luz , e feito por verdades , o amor nasce e resplandece nos corações
de quem tanto sofreu e nada fez por isso , há não ser nascer , há não ser viver num mundo onde a sociedade nada faz , nada dá e nada aceita , somos mentirosos por opção , e somos fracos por nossas naturezas tão humanas .
           Eu continuo acreditando em DEUS , e continuo aceitando DEUS apesar de não entender o lado sub social das nossas existências , somos homens mulheres , meninas meninos , somos meigos e ao mesmo tempo loucos , mas vivemos negando os nossos irmãos de forma a esconder de nós mesmos verdades tão plenas .
           O amor é bem mais simples que corpos masculinos ou femininos , o amor é bem mais claro do que opções sexuais tão inexplicáveis , mais que o beijo na face do menino , mais que o beijo na face da menina , o amor é o elo que sustenta a luta pela liberdade , mesmo que ela seja fundada na troca inconciente de um desejo tão inocente!

             
                FERNANDO GIMENEZ