quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Sentindo o nada.....


    Em 1986 eu conheci o menino José , ele vinha pela avenida , com a cabeça a mil por hora , esquecido em suas memórias ele caminhava , tinha acontecido pela primeira vez , e um misto
de verdades e inconstâncias tomaram conta da sua cabeça , algo estava muito errado , mas as
mentiras e suas necessidades cobriam sua vida de verdades tão inseguras quanto as suas próprias
ilusões .
     No bar outra vez , ele bebia  , como se cada copo fosse o final da sua tormenta, e cada final
fosse o recomeço de seus delírios , um dia por uma noite inteira no escombro das suas perguntas,
como o cão que ali lhe fazia companhia , o pobre José sentado no meio fio olhava para o alto, via
nas sombras de seus mortos questões tão entorpecidas quanto os vivos que o rodeavam , e mesmo
assim ele escolheu viver , escolheu deixar o óbvio ficar lacrado dentro do saco que a sua imaginação lhe deu de presente.
     Era um dia quente , que se tornou uma noite quente , que resultou numa madrugada quente , e
num amanhecer totalmente frio , gelado e sem batimentos cardíacos , dentes cerrados , e olhos
virados , sem vontade nenhuma de voltar à luz.
     Em 1986 algumas verdades tão claras apareceram e suas consequências morais tornaram os anos que vieram quase que insuportáveis , os anos de tormenta e dor , a procura de respostas
lacradas a sete chaves .
      José que sem sobrenome de fato podia se chamar João , OU QUALQUER NOME QUE soasse classicamente comum num lugar tao comum com pessoas tao comuns , que me faziam
um João quase ninguém acreditar de alguma forma se pudesse ser alguém, de fato, os fatos
eram inevitáveis ao ponto de não serem notados , por quem estava ali o tempo todo.
       A intenção de ser fisicamente presente , não tinha nada a ver com a formação da alma
num estágio tão inadequado do espirito ali presente , um menino nunca pode ser um homem , e um homem jamais será um menino , mas quem faz a escolha? DEUS é claro! Porque DEUS tem a estranha mania de colocar na vida dos homens meninos atrapalhados?!
        O coração ainda bate , apesar de tanta violência , apesar de ter sido humilhado , e colocado
a prova , de ter sido tentado e jogado fora , o coração ainda bate , a menina humilhada cansada
de ser nada também está ali , está presente e refrigera a alma cansada do menino solitário , um JOSÉ , uma Maria qualquer que era um sub produto de uma relação antiga e cansada , a menina
de olhos verdes rosto cansado , boca rosa , ela tinha respostas para tudo , ela era um pedaço de
dúvida plantada naquele coração cheio de sangue do mais impuro possível .
        A noite , o bar , a menina , e a vida toda que viria pela frente , dias de tormenta , ventos fortes , chuvas de sangue , tempestades cheias de más intenções .
         E fica a dúvida , e fica a certeza , e ficam as mortes , e as mulheres cheias de HERPES , rondando o caminho , mostrando a direção , tirando o foco , construindo as noites cheias de
vinho barato e luzes que nunca pararam de piscar.
          Depois disso vieram os carros , os cheques , as histórias , as casas , as cidades , as mentiras e as verdades , os mortos , e as almas , depois disso vem os sonhos , e os dias de insônia , e ao redor da mesa , somente ratos , cães e o chão sujo mas cheio de sinais.
          Depois disso vem a guerra , a venda do pensamento , a chegada ao berço , e falta do sangue , o sangue que nunca foi meu , o sangue que nunca foi seu .
           Em 1986 , tudo fez sentido , e o que tem de ser certo , é o que nunca vai ser sentido , é o que nunca foi escrito , é o papel que nunca foi assinado , é a porta que nunca se abriu , é a paz que nunca veio .

      Fernando Gimenez
   


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

SPORT CLUBE GABRIEL PAULISTA!!!!!



    O menino pequeno grita !
     Gol !!
       Gol do Corinthians!

      Eu internamente me questiono?
      -nunca falei nada para ele sobre este time!
      -ou será que falei ?!

      Mas o menino tem só 3 anos!
      E GRITA !!!!
      GOL ! PAPAI É GOL!!!!
      E REPETE DE NOVO !
      É GOL DO CORINTHIANS!

      O menino tem duas camisas do Corinthians , uma eu sem querer dei , a outra ele
     apropriou do irmão , que não tem o mesmo reflexo de gritar :
     -GOL !!!! GOL DO CORINTHIANS !!!!

      Será que é cultura regional fundamentada na zona leste?!!
      Será que é amor pelas causas populares ??!!!!
      Será que ele descobriu meu segredo???!!!

      Que DEUS ilumine e guarde , mais coração CORINTHIANO!!!!!!

       Fernando Gimenez

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Sobre meus mortos!



         Falo daqueles que se foram , que deixaram para nós seus legados, suas canções , suas escrituras , suas dívidas e seus armários lotados de coisas que nós não sabemos o que fazer com elas , agradeço a eles pelos ensinamentos , por terem chegado primeiro , por terem nos guiados por caminhos tão próprios , que quando estamos por aqui vemos seus sinais em todos os locais onde passamos , pelas casas , pelos quintais , pelas ruas , ainda estão seus objetos , suas memórias , seus  dizeres em nossas bocas ainda ressoam .
          Hoje compreendo que a morte só existe pela morte , pelo corpo , porque as histórias , os encantos , os prantos e até mesmo as mentiras , estão todas ai , junto com os velhos retratos e seus sinais incompreensivos de eternidade.
          E o velho e bom tempo passa, limpa a culpa e eterniza a existência , vivemos presos por opção aos que já se foram do mundo material ,  e damos a eles ainda afazeres tão divinos , que sei que eles se sentiriam orgulhosos de tantas ocupações  ocidentais!
           Os mortos , e suas eternas ligações , mundos tão complexos paralelamente feitos para se complementarem , somos assim vivos a procura de mortos , e mortos a procura de paz !!.

          Fernando Gimenez
                        

A CULPA



              O momento único precede a estupides , e os panos cortados ao lado representão a falta do saber concreto , não existem testemunhas , um crime calado , a beira de um colapso nervoso, a promessa do alivio a vida prestes a se desfazer pelo medo , pela fome , pelo acaso , por alguém que não consegue amar a si mesmo , quem dera o ser que será jogado fora .
               Os motivos claros expostos em cima da mesa , tristeza , solidão , mentiras , violência ,o acaso se demostra imperativo no momento da loucura plena , não existem verdades e nem mentiras
neste mundo frio , somente a princesa na cama fria , e o carrasco mentindo em nome de verdades tão suburbanas .
                Queria DEUS estar ali ! QUERIA a vida de novo se representar , mas é uma atitude tão humana , que DEUS não interfere , em nome do livre arbítrio se desfaz da vida como se ela nunca tivesse existido .
                Tesouras a mostra numa mesa suja , uma forma de bolo se faz presente , e a luz que é fraca não ilumina nem mesmo a piedade pagã dos autores sinistros de crimes tão complexos , queria eu falar com DEUS, mas nem me atrevo a tocar neste assunto , tenho medo de acabar convencido , tenho medo de não ter argumentos para justificar tamanha dor e agonia .
                 Quem seria esse conglomerado de DNA ?!!Seria João , seria Maria  , ANA  , ou PAULO , seria um pedaço nosso que acaba de ser jogado na lata de lixo .
                  É DIA de comemorar , a dor passou , e os comprimidos ainda ardem dentro de um corpo tao feminino , um corpo menino  , um corpo mulher , um corpo marcado pela vontade de se voltar atrás , mas agora é tarde, e o que dentro arde , é só fagulha de um sentimento que voa pelo ar , de um sentimento que não se sabe bem o que é , e nem como é!!!!
                  E no final da agonia , o que resta é somente uma lata de lixo , lotada de sangue , culpa , e provas de um crime tão BRASILEIRO!

                  Fernando Gimenez

Reflexão . . . . .


  
       Mais um dia com o legado de ISRAEL ,em minhas veias , o sangue sem identificação biológica  , correndo pelo asfalto , pelas ruas em plena luz do dia, o que me resta são os cães , caminhando pela passarela trocando dias pelas noites , e vivendo na corda bamba , um pedaço de qualquer coisa serve para matar a fome de quem não come , de quem não vive , de quem sobrevive lendo as matérias vencidas dos jornais de feira .
        Os meninos crescem e qualquer hora eles vão perceber a verdade ,e  no esquecimento da vaidade vão guardar minha figura deprimente e derrotada , não acredito na morte como solução , mas vejo que a morte é uma grande amiga , que ela anda do meu lado por muito tempo , nas anomalias , nas bactérias e vírus que nasceram e cresceram comigo , nas motocicletas entortadas pela falta de apreço , nos automóveis arrebentados por acaso de mais de um milhão de destinos, a morte minha amiga inseparável , me traz o anuncio da paz num apelo guido pela força de um DEUS , que eu sei , que é o mesmo amigo do anjo sem luz rei das trevas das mentes doentes como a minha.
         Não entendo muito de amor , nem sei bem o que é ser amado ou amar , mas pago para ver a anos e anos , e realmente não conheci ele assim tão de perto , e sei que vou deixar para depois , pois eu preciso aprender a morrer, sei que é um processo lento , e nem menos doloroso que os demais .
         Compro minha vida a prestação , e pago os juros da insistência da vida , e sem medo vou insistindo em viver , tomando de assalto o lugar de alguns poucos inocentes , que eu sei , que me detestam , que sabem o que se tem e o que se tem de fazer para nada ser ao meu lado.
        Acredito no futuro , pois sei que ele é a prova viva da minha loucura , e que os momentos de paz , serão poucos , mesmo eu me deixando ser o que nunca serei  
          A vida pesa na cabeça dos loucos , e os loucos sabem o seu tempo de validade , a verdade é justa mas nem sempre e linda , e a janela de cada um é o que se tem para ver enquanto não se pode morrer em paz .
           Deus , sempre DEUS , um ser lá encima , bem longe de nós , bem além de nossas esperanças , no seu trono e com sua grandeza indiscutível , assiste a metrópole pegar fogo , e seus pequeninos , morrerem espancados em suas casinhas de madeira , em suas casinhas de papelão , DEUS , sempre DEUS , vendo as meninas abortando lixo , e os meninos bebendo química , vendo os pais se entregando nos botecos , e as mães nas ruas se vendendo por nada , ou até por um prato de comida suja caída das mesas da estranha classe A.
           Mas mesmo assim eu vou indo , procurando morrer em paz , e acreditando que com isso eu possa ser mais feliz em qualquer lugar , que não seja aqui , que não seja assim , que pareça com nada que eu já tenha visto , assim é a vida , assim é onde eu morro , assim são nossas idéias , nossos caminhos e saídas .
             Qualquer dia menos este , eu possa me conhecer , e talvez me aceitar.

                Fernando Gimenez