No cenário ainda analógico , o que mais se pode notar é a alegria exposta como uma fratura na perna de um europeu soberbo , ele tem nome , pode se chamar de EDSON , mas não é o THOMAS EDSON , é o nosso EDSON , é momento sublime , hora de olhar para frente de olhos abertos , colocar ela lá dentro , do lugar de onde ela nunca mais vai sair , porque olhando no VIDEO TAPE , a impressão que se tem é que ela nunca mais vai sair lá de dentro .
E publico e notório a expressão de espanto nos olhos deles , depois de perderem o rumo em 1945 agora tão sem rumo novamente 25 anos depois .
Na tarde iluminada do dia 26 de julho o que se podia sentir é que algo muito diferente iria acontecer , estava meio que escrito nas linhas improváveis da historia que os negros , índios , mestiços e outras raças derivadas do desastre colonial , iriam de alguma forma dar o troco aos seus francos juízes , aos seus carrascos FACISTAS , aos meninos de azul ,condenados sem julgamento a viver seus dias de tormentos em plena américa latina , ao som das guitarras caladas de GUADALAJARA , era ali agora a hora da verdade.
Olhando a imagem nota-se uma entrega total por parte de nossos heróis tupiniquim ,uma determinação que só tem quem está cansado de apanhar , quem já vinha de longas ditaduras morais e intelectuais , era ali o quadro da virada , era o sonho do JOÃO , do JOÃO SEM MEDO ,
se tornando realidade , era a sensação mais intensa que um pobre latino americano podia sentir, em pleno começo de década , em pleno começo do fim , na RUSSIA guerra fria , em Moçambique pernas voavam por as minas bombásticas , mas ali , ela corria para lá e para cá , o AMARELO contra o AZUL e desta vez não se tinha metralhadoras , e nem fuzis , e em troca não se precisava mais herdar material de guerra vencido , viva o nosso dia, o dia de todo Brasileiro , o dia em que éramos consolidados como gente , o dia que finalmente nos sentimos gente , aquela batalha foi a batalha do povo , dos pedreiros , dos doutores , dos sonhadores , foi a primeira vez que nos sentimos todos iguais , sem precisar sangrar a favor de nenhuma entidade carente de inteligência humana , uma batalha que até hoje é vista e revista , e até os grandes estrategistas não conseguem compreender a sua nobreza , o dia em que todos fomos negros , brancos e mulatos , o dia em que o mundo se viu prestes a verdade e a grandeza de uma nação.
Do ponto de vista social , levando em conta todas as nossas fraquezas , naquele dia nunca fomos tão brasileiros.
No dia 26 de julho de 1970 , FÉLIX , CARLOS ABERTO , PIAZA , EVERALDO ,BRITO ,PELÉ JAIR (FURACÃO) TOSTÃO ,CLODOALDO , GERSON,ROBERTO RIVELINO e todos os brasileiros do mundo , ensinaram que uma nação se faz contra as evidências , que um povo se forma contra as tendências , que uma equipe e feita de todos e depende de todos para se tornar forte e verdadeira , e que ser brasileiro é ser um vencedor desde o primeiro dia de vida .
(Fernando GImenez

Nenhum comentário:
Postar um comentário