sábado, 16 de julho de 2011

A química e a paz. . . .

  Quando eu tinha 15 anos , para se esconder da chuva eu ficava embaixo de um cogumelo gigante que existia no fundo do quintal da minha casa , lá eu consseguia me esconder da chuva , dos homens , dos medos que eu sentia , no fundo do quintal da minha casa moravam seres luminecentes , animais esverdeados , anões que voavam e estranhos pássaros azuis.
  Quando a vida ficava pesada e sem alternativas eletrizantes , eu me escondia lá , embaixo daquele pé de cogumelo , lá eu lia sobre LENON , aprendia sobre JESUS CRISTO , compreendia a relação desordenada entre o sim e o não , justificava para mim mesmo as minhas falhas , e já sabia que para mim as coisas não iriam ser fáceis , do ponto de vista realístico, ali, eu já podia compreender que aceitar a realidade ,seria a minha mais complicada tarefa , ao longo da minha louca existência.
   Naquele tempo , o tempo, como forma cronológica de vida, demorava muito para passar , e a falta de um sistema de pensamento lógico , cada vez mais me levava para o fundo de meus devâneios , eu até tentava sair e de vez enquando inventava algo normal para pensar , mas nada , que eu experimentava me tirava daquele mundo de química no qual eu vivia , muito pelo contrário , as canções ao meu redor me levavam cada vez mais a uma estrada de prata , no qual o meu veículo era um tapete voador , e com ele eu conhecia as mais longicuas terras , conhecia reis e reinados , soldados e suas guerras românticas , mestres e seus alunos enlouquecidos , todos em busca de suposta paz.
  Paz era tudo que eu precisava , respostas e um grande banho de água fria , acho que isso teria me curado , mas nada aconteceu ao meu redor , e alinhado com os planetas do meu universo eu vaguei , rodei por galáxias e constelações , conheci buracos negros , e fiz amizades nobres com grandes seres interplanetários , com eles aprendi a paz , aprendi o medo , e o respeito pelo inexplicável .
  Debaixo daquele grande pé de cogumelo eu conheci a vida , entendi o socialismo , fiz um curso de psicologia por correspondência e me formei doutor na arte de mentir, mentir até acreditar nas desculpas que eu mesmo criei , e como consequência disto encontrar o tão sonhado alívio imediato .
  Hoje eu sei que o pé de cogumelo não existe mais , e que as minha mentiras foram todas desvendadas , que as estrelas que eu conheci já se apagaram , e que o universo anda tão concorrido que nem se lembra mais de mim , hoje eu entendo que o mundo gira e que as guerras não são nobres , que o socialismo era uma grande mentira , e que KARL MARX era um grande sonhador.
  Hoje eu compreendo que amor só de MÃE ,e que prazer está cada vez mais interligado com o capitalismo , que o usuário agora tem lá sua dignidade ,e que o partido trabalista agora desfila em grandes carros importados.
  Mas mesmo assim não me canso de buscar uma sombra nobre , num lugar afastado , numa cidade lá ,para lá de BAGDÁ , onde possa sentar , escutar de novo o som do silêncio , onde eu possa ter uma nobre reação química sem explodir meus pulmões , e voltar de novo a sonhar!

Fernando Gimenez

    Fernando Gimenez

Nenhum comentário: